Você já se imaginou saboreando aquela cervejinha encorpada, bem ao seu estilo, e ainda curtindo o trabalho de artistas plásticos em um acessório prático e sofisticado? Pois bem, essa combinação existe. E vai tornar mais agradável o seu prazer na hora da degustação. Trata-se do projeto Arte na Bolacha, desenvolvido pela Cervaleria, um clube de cervejas especiais que entra no mercado agora em junho com um conceito claro: tratar a bebida como uma obra de arte. Sergio Villela, biersomellier e um dos sócios da Cervaleria, explica que a ideia é levar para a casa do cliente um produto de qualidade agregando cultura e sofisticação.
“Esse mercado de clube de cerveja tem crescido fortemente, apesar da crise econômica do país; existe o cara que realmente conhece o produto e há o brincalhão que aposta no colorido da marca. Nós vamos levar o diferencial da cerveja com arte para a casa das pessoas, com planos de assinatura que vão de R$ 49,90 a R$ 299”, afirma Villela.
13 artistas plásticos e designers de várias partes do Brasil foram convidados para expor seus trabalhos em bolachas de cerveja. De um lado, a obra do autor; do outro, o nome do artista, o site dele e a marca da Cervaleria. Outro objetivo do projeto exclusivo da Cervaleria é fazer com que as bolachas, ou porta copos, se tornem objeto de colecionadores.
Um dos participantes do projeto Arte na Bolacha é o designer e publicitário Rodrigo Ganem, de 45 anos. O desenho do artista mostra uma mulher nua, em movimento e em um ambiente íntimo e aconchegante.
“Sempre tive a arte como hobby, uma diversão, porque a publicidade toma quase todo o meu tempo. E participar do projeto é bacana também porque alcança um público que prefere o conforto de casa para beber, ainda economiza e agrega cultura com a opção de colecionar as bolachas”, avalia nem.
Arte e cerveja possibilitam o momento do encontro
Na avaliação do artista plástico Heleno Bernardi, outro participante do Arte na Bolacha, a iniciativa pode despertar o interesse de quem identifica na cerveja um momento de encontro, seja ele amoroso ou de amizade.
“A bolacha com minha obra é a forma de dois corpos que se aproximam; já trabalho há algum tempo essa silhueta que dá a ideia de encontro, aconchego, assim como a cerveja que é um ingrediente bastante social entre amantes e amigos.”
Os assinantes da Cervaleria podem escolher quatro tipos de pacotes nos quais vão receber como brindes – além das cervejas – as bolachas com os trabalhos dos artistas. Podem levar para casa de dois a quatro porta copos por mês. Sérgio Villela trabalha para chegar ao final de 2015 com uma clientela de 10 mil assinantes.