Texto EBC
Foto: Comitê Olímpico Brasileiro (COB)
Nascido em 10 de janeiro de 1987, em Santa Bárbara D´Oeste – interior de São Paulo -, César Cielo Filho está participando de sua primeira Olimpíada. E sua estréia não podia ser melhor: um bronze na prova mais nobre da natação, os 100 metros nado livre.
Ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2007 nos 50m livre, nos 100m livre, no Revezamento 4 x 100m livre e prata no Revezamento 4 x 100m medley, César Cielo era uma esperança brasileira para estes Jogos, junto com Thiago Pereira.
Com 1m95 e 80kg, Cielo – que atualmente mora em Auburn, no Alabama (EUA) – tem ainda mais uma prova para competir: os 50 metros livre (cuja final será na sexta-feira à noite, dia 15). E ele já prometeu: quer o ouro na mais rápida prova da natação.
Seu tempo nos 100 metros livre – 47s67 – que lhe deu o bronze ao lado de Jason Lezak, dos Estados Unidos, seria suficiente para a conquista do ouro quatro anos atrás, em Atenas. O campeão de 2004, o holandês Pieter Van Den Hoogenband tinha feito o tempo de 48s17.
Alain Bernard, da França, foi o vencedor, com 47s21; Eamon Sullivan, da Austrália, levou a prata, com 47s32; enquanto que César Cielo e Jason Lezak empataram no bronze.
Com o pódio, Cielo manteve uma tradição brasileira na prova dos 100 metros nado livre. Desde os Jogos de Roma 1960, quando Manuel dos Santos Júnior tinha sido bronze, passando pela prata de Gustavo Borges em Barcelona 1992 e o bronze em Atlanta 1996, o país já soma quatro medalhas nesta distância. Além disso, o nadador quebrou um jejum de medalhas nas piscinas que já durava desde Sydney 2000.
O Brasil é o sexto país que mais conquistou medalhas nos 100 metros livre para homens na história dos Jogos, atrás de Estados Unidos (29), Austrália (9), Hungria e Japão (6) e Suécia (5).
Eis os medalhistas brasileiros nos 100m livre e seus respectivos tempos:
Roma 1960 – Bronze – Manuel dos Santos Jr. = 55s4
Barcelona 1992 – Prata – Gustavo Borges = 49s43
Atlanta 1996 – Bronze – Gustavo Borges = 49s02
Pequim 2008 – Bronze – César Cielo Filho = 47s67