Foi hoje, 23 de setembro, oficializada em coletiva de imprensa, a chegada do mais atualizado conjunto de aplicativos e softwares gráficos da Adobe, o CS4. Esse suite traz consigo a promessa de otimizar o fluxo de trabalho, aumentar a expressividade do material gráfico e promover uma maior integração entre todos os aplicativos, inclusive o Flash. Diretores de arte, editores de vídeo, finalizadores, webdesigners e diagramadores vão pular de alegria se souberem aproveitar todos os recursos dos softwares para poder levantar mais cedo da cadeira e ir pra casa.
As mudanças não foram tão expressivas quando na passagem do Creative Suíte 2 para o 3, mas com certeza surpreenderam.
Entre as principais aprimorações no que diz respeito aos programas de manipulação de vídeo, vale destacar o Dynamic Link, que permite importar seqüências do Premier para o After Effects sem precisar renderizar o projeto. Além da possibilidade de manipular objetos 3D criados no PhotoShop dentro de outros aplicativos Adobe e um novo método de criar menus interativos para filmes Blu-Ray no Encore.
Entre os aplicativos gráficos e de web, o PhotoShop como sempre foi o que mais chamou a atenção. A manipulação de objetos estáticos em 3d evoluiu bastante e os comandos em geral se tornaram muito mais intuitivos e funcionais. Vale ressaltar a mais nova mágica que tem o poder de aumentar paisagens e fundos de fotos sem distorcer objetos e pessoas devido ao controle de peles e layers.
Na parte de animação gráfica, o Flash se mostrou bastante abusado com o seu novo recurso que leva o nome bones. Essa ferramenta permite criar articulações em objetos gráficos para que o movimento deles se torne mais realista, assim como nos principais e mais evoluídos programas de animação 3D como o 3DMax e o Maia.
É interessante notarmos que a evolução destes softwares vem direto de uma seleta wishlist feita pelos usuários da comunidade que a Adobe mantém na internet. Essas pessoas, que fazem tanto uso profissional, quanto recreativo dos programas vão descobrindo aos poucos novas técnicas e combinações no uso de ferramentes que resultam em um novo padrão estético e funcional de trabalho. As possibilidades são quase infinitas, o que impede que a evolução dos softwares estacione.
Em linhas gerais o conjunto de aplicativo faz o que promete. Vale a pena conferir mais algumas novidades no site da Adobe (www.adobe.com.br), ou baixar a versão demo e clicar no menu Whats new na seção Ajuda do programa. Para aqueles que quiserem adquirir o suite e já são usuários do CS3, a Adobe fornece bons descontos. As vendas estarão abertas a todos na segunda quinzena de Outubro e podem ser realizadas através do portal da fabricante.