Além de divulgar a produção audiovisual nacional, o Festival du Film Brésilien de Montreal e o Brazil Film Fest of Toronto, organizados pela instituição, também ajudam a potencializar marcas e o produto brasileiro no exterior
Às vésperas de completar 10 edições do Festival de Cinema Brasileiro em Paris, Kátia Adler, da Associação Cultural Jangada, está levando parte da nova safra cinematográfica brasileira também para o Canadá. Nesta sexta, dia 14, terá início o Festival du Film Brésilien, em Montreal, que exibirá 11 títulos, entre ficção e documentários, além de uma mostra com curtas-metragens de animação. Este é o segundo evento do gênero organizado pela Jangada no Canadá. Na última sexta, dia 7, a associação promoveu em Toronto o Brazil Film Fest, lotando a platéia do Royal Ontario Museum.
Para a realização dos eventos, a Jangada está contando com o apoio e patrocínio de empresas brasileiras instaladas no Canadá, como Votorantim e TAM, além da Gerdau e da companhia canadense Cadillac. O Brazil Film Fest of Toronto e o Festival du Film Brésilien de Montreal comprovam a boa relação entre o Brasil e Canadá. Pela primeira vez, grandes empresas brasileiras instaladas no Canadá patrocinam o festival de cinema brasileiro que, se somados, chegam a um orçamento de US$ 150 mil. Para se ter uma idéia do estreitamento entre os dois países, no último ano, o pedido dos vistos de canadenses para ir ao Brasil aumentou 35%, e as relações comerciais atingiram o montante de 4,6 bilhões de dólares. Uma boa vitrine para as empresas brasileiras.