O Citroën C4 CACTUS foi eleito o 2015 World Design Car of the Year no New York International Auto Show em parceria com a Bridgestone Corporation e Autoneum. Citroën não é estranho para o programa World Car Awards – agora em seu 11º ano, pois venceu a primeira edição da premiação nesta categoria em 2006 com o C4. Além disso, a montadora tem sido “Top Três no Mundo” na categoria de concepção de design no mundo, 6 vezes concorrendo ao prêmio máximo (2015, 2012, 2010, 2009, 2007 e 2006),incluindo este ano.
CEO de Citroën, Linda Jackson diz: “Ao conquistar este prestigioso título para o C4 Cactus, a ousadia e criatividade de Citroën é recompensada. Citroën tem uma identidade única em todo o mundo, o que tem sido a nossa receita para o sucesso no passado, no presente e será no futuro. Estamos convencidos de que temos algo muito forte com C4 Cactus e acreditamos que nós começamos um novo capítulo em nossa história. Nós vamos continuar a surpreender.”
Este prêmio é destinado a valorizar novos veículos pela inovação e estilo além dos limites estabelecidos.
Os candidatos ao prêmio de design podem estar na lista ano ou podem ser incluídos como uma entrada independente desde que o veículo esteja disponível em quantidades de pelo menos 10 em um grande mercado durante o período de 1º de janeiro de 2014, findo em 31 de maio de 2015. Os candidatos podem ser pré-produção ou nova produção.
Um painel de projeto que consiste em cinco especialistas em design do mundo altamente respeitados foram convidados para a primeira revisão de cada candidato, e, em seguida, estabeleceram uma pequena lista de recomendações para os jurados. Os especialistas em design foram:
Masatsugu Arimoto (Japão – jornalista independente)
Silvia Baruffaldi (Itália – Auto e Design magazine)
Gernot Bracht (Alemanha – Pforzheim Escola de Design)
Sam Livingstone (UK – Car Design Research e Royal College of Art)
Tom Matano (EUA – Escola Superior de Desenho Industrial da Academy of Art University, em San Francisco)
Os peritos comentaram que “Cactus é uma peça verdadeiramente inovadora de design” e apresentou diferenciais como as luzes frontais alongadas ligeiramente diferentes de qualquer outro carro e salvaguardas para arranhões de estacionamento, além de um painel digital que soube oferecer informações precisas de forma inteligente. “O projeto Cactus é uma lufada de ar fresco adequada”, assinalaram.
Os 75 jurados do World Car Awards então votaram segundo as recomendações dos peritos em fevereiro e seus votos foram tabulados pela empresa internacional de auditoria KPMG.
Uma pequena lista de três finalistas foi anunciada em março, no Geneva International Motor Show,onde figuravam, além do Citroën C4 Cactus, o C-Class Mercedes-Benz e o Volvo XC90. Uma bela arrancada da marca ao pódio do design.
Os ganhadores anteriores do projeto World Car of the Year foram o BMW i3 (2014), o F-Type Jaguar (2013), o Range Rover Evoque (2012), o Aston Martin Rapide (2011), o Chevrolet Camaro (2010) , o Fiat 500 (2009), o Audi R8 (2008), o Audi TT (2007) e o Citroën C4 (2006).