O discurso da sustentabilidade entrou na 54ª edição do Festival de Publicidade de Canns pela porta da frente. Não é apenas a esperada palestra do ex-vice-presidente americano Al Gore, sobrinho do brilhante escritor Gore Vidal, que deve mobilizar corações e mentes para o tema. Os jurados da categoria Outdoor, deram sua contribuição ao entregar o Grand Prix à campanha do banco Nedbank, da Africa do Sul, criada pela sul-africana NET#WORK BBDO, de Johannesburg.
Quem vê o o outdoor, sem conhecer a história que está por trás desta peça publicitária, pode até achá-lo sem graça, sem falar que na cidade de São Paulo, o alcaide Gilberto Kassab o impediria de estar em qualquer lugar. É um outdoor simples, mas que esconde uma idéia brilhante, literalmente brilhante. Ele exibe a pergunta “E se um banco realmente desse poder para as pessoas?. Em cima da peça, placas de captação de energia solar iluminavam o painel e alimentavam o bairro onde estava exposto. O outdoor forneceu energia para a cozinha de uma escola local, alimentando 1100 crianças e, dentro de algum tempo, será o responsável por toda a energia necessária para manter a escola. A idéia está atualmente sendo levada para outras regiões do país devido o seu enorme sucesso.
É uma fonte de energia limpa e sustentável, que reduz os custos de vida em regiões pobres fragilizadas. Uma boa idéia que, infelizmente, não poderia, hoje, ser aplicada em regiões da Grande São Paulo, como o Jardim Angela e Heliópolis, onde o custo de vida é a alto e, lamentavelmente, a vida vale muito pouco.
Mas fica a lição de como nasce um Grand Prix e uma grande idéia em Cannes.
PS.: Tomara que o alcaide Kassab se sensibilize com a grandeza dessa idéia. Será???