Pela primeira vez na história do Festival Internacional de Publicidade de Cannes um filme viral – veiculado pela Unilever no YouTube e que se espalhou pela internet – conquistou o Grand Prix de Filmes do mais badalado evento da publicidade mundial. O filme Evolution foi criado pela Ogilvy & Mather Toronto e produzido pela Reginald Pike. Também conquistou o estreante Grand Prix Viral na área de Cyber. Mostra uma mulher comum, que, devido ao uso de produtos de beleza, se torna linda e bela. A evolução que, segundo a Unilever, está ao alcance de todos. A ação é parte da campanha pela reaL beleza, iniciada em 2004 e que, desde então, faz sucesso em todo o mundo.
Veja o próprio relatório da marca sobre esta estratégia:
“Por muito tempo a beleza foi definida por estereótipos limitados e sufocantes. Mas as mulheres perceberam que é tempo de mudar isto. Dove concorda. Nós acreditamos que a Real Beleza vem em diversas formas, tamanhos e idades. Por isso, Dove lançou a campanha.
A campanha global Dove pela Real Beleza tem o objetivo de questionar o padrão atual e oferecer uma visão mais saudável e democrática da beleza. Uma visão de beleza que todas mulheres podem ter e aproveitar todos os dias.
Para atingir este importante objetivo, a campanha inclui as seguintes iniciativas:
-Criação de um fórum para que as mulheres participem de diálogos e debates sobre a definição e padrões da beleza na sociedade.
-Lançamento de uma pesquisa global e acadêmica que explora o relacionamento de mulheres com a beleza e sua ligação com felicidade e bem estar.
-Propaganda que inspira mulheres e sociedade a repensar as definições e padrões de beleza atuais.
-Estabelecimento do programa para estética e bem estar na Universidade de Harvard, através de uma doação de Dove, que vai continuar a examinar a maneira que pensamos e falamos sobre beleza na cultura popular, além de seus efeitos no bem estar das mulheres.
-Criação de um tour fotográfico global da Beyond Compare e Mulheres Fotógrafas na Beleza, mostrando diversas imagens da beleza feminina, de 67 fotógrafas, e mostrando que a beleza é muito mais do que estereótipos vendidos diariamente.
O que é a verdade sobre beleza? Dove recentemente visitou 10 países e entrevistou 3.000 mulheres sobre este tema.
Somente 2% destas mulheres se auto definem como bonitas.
75% delas classificam sua beleza como mediana.
Quase 50% delas afirmaram estar acima do peso ideal.
Foi com base nestes dados, que a Unilever traçou sua bem sucedida estratégia que acabou por resultar no Grand Prix de Filmes do Festival Internacional de Publicidade de Cannes.