Começa a ser veiculada a campanha publicitária que divulga a edição carioca do seminário Comunicar e Crescer que acontece nos dias 25 e 26 de março. A ampla campanha foi criada pela agência Staff e é composta por um filme de 30 segundos, spot de rádio, mobiliário urbano, outdoor, lâminas e anúncios para revistas e jornais. As peças ressaltam a importância da propaganda para o pequeno empresário, lembrando-os de que apenas informação não é o suficiente para seus negócios – o mercado consumidor atual exige mais do que isso. O conceito trabalhado é “Tem horas que só informação fica chato. É aí que entra a propaganda”.
O filme aborda este tema através de uma situação típica familiar, onde a mãe tenta alimentar o filho com cereais. Enquanto a mãe tenta dar ao seu filho fenilalanina” e outros ingredientes do cereal, ele não quer comer. Quando muda a abordagem através de um approach típico da propaganda, mais emocional e lúdico – o filho aceita. O spot segue a mesma linha.
A direção do comercial é de Paulo Netto e Kiko Poggi da Cinerama Brasilis.
O Spot tem produção da Lua Nova.
Caio Veronese, do Estúdio Noise, foi o responsável pela fotografia e manipulação de imagens das peças gráficas.
A campanha foi criada por Paulo Castro e Carlos Gusmão, com direção de criação de Paulo Castro. Atendimento de Marcelo Lacerda, gerência de operações (RTV) de Jadilson Figueiredo e aprovação de Clóvis Speroni, presidente da Abap-Rio.
O projeto Comunicar e Crescer foi criado em 2004 pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade ABAP Nacional, e tem o seminário itinerante como seu momento maior, levando ao empreendedor médio, pequeno e micro o mundo do marketing e da publicidade que ele desconhecia. O objetivo era aumentar o número de anunciantes do mercado brasileiro, incentivando micros, pequenos e médios empresários a investirem em publicidade. O raciocínio de que a publicidade estimula o consumo, que estimula a produção, que estimula o emprego, é o ponto de partida do projeto.O seminário visita cerca de 40 cidades economicamente importantes, entre capitais e interior, capazes de fomentar uma maior participação dessa faixa de empresários no mundo da propaganda.
O publicitário veterano Stalimir Vieira, que viaja o país com a palestra e escreveu uma cartilha distribuída aos participantes e que também fica disponível no site da ABAP Nacional, foi ampliando a abrangência dos temas da palestra ao longo do tempo, defendendo a filosofia de que pode-se ser pequeno – mas descuidado com a marca, jamais. Nessa lógica, a ABAP tenta mostrar aos empresários de pequeno porte que seu negócio precisa tanto das ferramentas de comunicação quanto os grandes empreendimentos.
O Brasil possui um grande índice de empresas que fecham as suas portas antes de completarem três anos de existência. Stalimir Vieira costuma dizer que há pequenos detalhes que, muitas vezes, por sua simplicidade, são menosprezados. Estes, fatalmente, no futuro, podem gerar problemas muito maiores.
Na terceira versão do seminário são desmistificados alguns receios relativos ao tempo e aos investimentos necessários para a consolidação de conceitos mercadológicos na mente do consumidor, através da comunicação. Além disso, o empreendedor é encorajado a tomar decisões práticas em consonância com a dinâmica histórica do mercado. São resgatadas algumas verdades fundamentais, como a necessária pré-disposição para consumir da sociedade, e a natural oportunidade que ela traduz para quem produz e comercializa. Ou seja, um futuro promissor para os negócios é apenas uma questão de reconhecimento público da marca, pois o potencial de consumo é uma constante na sociedade.
Através do estímulo a uma reflexão profunda sobre a diferença entre poupar e empreender, a audiência tem a oportunidade de resgatar o valor inestimável daqueles que, investindo permanentemente na construção de suas marcas, estabelecem as condições sócio-econômicas fundamentais para o desenvolvimento de seus empreendimentos.
Serviço
25/3 – Seminário no Rio de Janeiro
Horário De 8h30 às 12h
Local: Auditório da Firjan Av. Graça Aranha, 1/ 2˚ andar, centro
Café da Manhã incluído
26/3 Seminário em Petrópolis
Horário De 19h às 22h
Local: Palácio Quitandinha Av. Joaquim Rolla, 2, Quitandinha
Coffee Break Incluído
O Seminário conta com os apoios da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Petrópolis, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil e do Sistema Firjan.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site www.abap-rio.com.br.