O Centro Cultural São Paulo recebe sua segunda atração no projeto “Concerto ao Meio-Dia no CCSP”, nova série gratuita que acontece todas as quintas-feiras, na sala Adoniram Barbosa. Trata-se do recital solo do pianista Nelson Ayres, em 09/08, às 12h30. No programa, Nelson Ayres executa um repertório variado com obras de Villa-Lobos, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, Bob Dylan, Waller/Dubin/Warren, além de composições do próprio Ayres.
O pianista, arranjador e compositor Nelson Ayres é amplamente reconhecido como umas das personalidades mais importantes da música instrumental brasileira contemporânea. Ayres iniciou sua carreira na década de 60, dividindo o palco com outros estudantes que traziam para São Paulo o nascente movimento da bossa nova. Tratavam-se de jovens músicos como, Chico Buarque, Taiguara e Toquinho.
Com uma bolsa de estudos, Nelson Ayres tornou-se o primeiro aluno brasileiro a cursar a Berklee College of Music, em Boston. E, ao lado do saxofonista Vitor Assis Brasil, criou o quinteto Os Cinco – primeiro grupo de música instrumental brasileira da costa leste americana. Ainda nos Estados Unidos tocou e gravou com Airto Moreira e Flora Purim, Astrud Gilberto, Ron Carter, Walter Booker, dentre outros músicos.
Na volta para o Brasil, solicitado por músicos profissionais paulistas, montou um curso informal que deu origem a Big Band de Nelson Ayres, considerado um dos principais núcleos da música instrumental paulista da década de 70. Durante oito anos, a orquestra se apresentou todas as segundas-feiras para platéias lotadas no Auditório Augusta e Opus 2004, além de levar música instrumental para o circuito universitário.
O músico foi também figura de destaque nos dois legendários Festivais de Jazz São Paulo/Montreux, apresentando-se ao lado de Benny Carter, Dizzy Gillespie e Toots Thielemans. Na década de 80, Ayres dedicou-se ao grupo Pau Brasil – quinteto que propunha para a música instrumental brasileira um caminho diferente do jazz rock predominante na época. O convite da Radio France para participação no Festival de Jazz de Paris marcou o início de diversas turnês pela Europa e Japão, além da gravação de vários discos lançados internacionalmente. Com César Camargo Mariano, apresentou durante dois anos (1984 e 1985) o espetáculo Prisma, primeiro show brasileiro a usar de forma intensiva recursos de computação aliados a instrumentos eletrônicos.
Já na década de 90, Ayres voltou a focar na música orquestral, atuando por nove anos como regente e diretor artístico da bem-sucedida Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Tem regido freqüentemente demais orquestras tanto no Brasil, como no exterior, incluindo a Orquestra Filarmônica de Israel – considerada uma das melhores do mundo.
Composições de Nelson Ayres foram gravadas por César Mariano, Milton Nascimento, Herbie Mann, Kenny Kotwick, Joyce, Ivan Lins, e Marlui Miranda. Quantos à música erudita, suas composições têm sido executadas por orquestras, solistas e grupos de câmara em todo o mundo, como a Orquestra Sinfônica de Jerusalém e New York Symphonyc Brass Quintet. Foi convidado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo a compor seu Concerto para Percussão e Orquestra, estreado em dezembro de 2001 na Sala São Paulo.
A atração seguinte da série gratuita “Concerto ao Meio-Dia no CCSP” será o Quarteto de Brasília & Patrícia Vanzella, em 16 de agosto, às 12h30.
Programa Nelson Ayres nos “Concerto ao Meio-Dia no CCSP”
Poeira Morena, de Nelson Ayres
Prelúdio e Ária da Bachianas Brasileiras nº 4, de Heitor Villa-Lobos
Lulu´s Back in Town, de Waller/Dubin/Warren
My Back Pages, de Bob Dylan
Qui nem Jiló, de Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira
Perto do Coração, de Nelson Ayres
Veranico de Maio, de Nelson Ayres
Serviço:
“Concerto ao Meio-Dia no CCSP”
Nelson Ayres – Piano Solo
Local: Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniram Barbosa
Data e horário: 09/08, às 12h30
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso São Paulo
Capacidade: 300 lugares
Informações: 11 3284-8384
Preço: Gratuito