Para o lançamento da Linha Brastemp Gourmand, a área de Marketing da Whirlpool Latin America, em conjunto com a agência DM9DDB, optou por uma estratégia diferenciada e inusitada, capaz de disseminar os valores da marca e os atributos do produto em um mundo em que o on line e o off line se somam. Para entender toda a estratégia, é preciso antes conhecer o Daniel.
Daniel é um brasileiro de 35 anos, antenado, moderno e que adora estar rodeado de amigos. Um dos seus hobbies prediletos é reuní-los em sua casa, que por sinal tem uma cozinha completa equipada com produtos da Linha Brastemp Gourmand, para cozinhar para eles. Esses encontros são todos filmados e transformados em episódios que vivem separadamente e serão exibidos na TV a cabo. Lá ele mostra suas receitas, enquanto situações de seu cotidiano vão acontecendo, inclusive um fulminante caso de amor com a Cris será que isso acaba em casamento?
Mas, a vida do Daniel é muito movimentada, e dois minutos, mesmo em sete capítulos, não são suficientes para falar com todos os seus amigos, muito menos explicar as curiosidades dos pratos que ele está preparando e as receitas passo a passo para os chefs de plantão. Por isso, Daniel, que também é um adepto da tecnologia e das novas tendências, está conectado 24 horas por dia no Twitter e no Youtube, tem perfil no Facebook e no Orkut e ainda encontra tempo para postar no blog da Brastemp (www.brastemp.com.br/bloggourmand).
No Youtube, Daniel usa o brandchanel da Brastemp (http://www.youtube.com/Brastemp) para postar vídeos com curiosidades sobre suas receitas, já no Facebook, Orkut e Twitter, ele se relaciona e mantém as conversas com seus amigos em dia. No blog da Brastemp, Daniel explica cada receita que faz para seus amigos nos programas de maneira detalhada. Assim se constrói o mundo de Daniel, um personagem que reflete todos os valores da Linha Brastemp Gourmand.
O resumo de toda esta história é uma estratégia de divulgação convergente, criada pela DM9DDB, com parceria da produtora Maria Bonita responsável pelos programetes e conteúdo das redes sociais. Soma-se a isso tudo, um anúncio para mídia impressa em que os atributos dos produtos são reforçados de maneira criativa e lúdica.
Na TV, a campanha estréia no dia 21 de setembro, nos canais GNT, Discovery, Home & Health, Universal, Warner, Fox e National Geographic. Já a mídia impressa começará a ser veiculada a partir de outubro, em revistas como Caras, Veja, Claudia, VIP, Revista A, Daslu, etc.
Ficha Técnica
Agência: DM9DDB
Cliente: Brastemp
Produto: Linha Gourmand
Direção de Criação: Sergio Valente, Rodrigo Almeida e Renata Florio
Produção RTV: Gibinha Pires e Luciano Rocha
Atendimento: Cris Pereira, Roberta Munhoz e Marcella Ferreira
Planejamento: Carolina Roxo e Carolina Tilkian
Produtora: Maria Bonita
Direção: Paulo Machline
Direção de Fotografia: Chris Melo
Roteirista: Antonio Prata
Cliente: Jerome Cadier, Daniela Cianciaruso e Erica Migales