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CONTEXTUALIZAR NA MODA II - Revista Publicittà CONTEXTUALIZAR NA MODA II - Revista Publicittà

CONTEXTUALIZAR NA MODA II

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O Contextualizar na Moda II, convênio firmado entre o Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), inicia sua segunda etapa na 40ª edição São Paulo Fashion Week, que acontece entre 18 e 23 de outubro na Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo. A missão técnica desta segunda rodada do convênio recebe cerca de 100 pequenos empresários e gestores técnicos do Sebrae de todo o Brasil para uma imersão nos bastidores da maior semana de moda do hemisfério sul.

Na companhia de gestores técnicos do Sebrae, empresários de diversos estados brasileiros vão cumprir uma agenda intensa durante o SPFW com visitas ao backstage de desfiles, encontros com especialistas em comportamento de consumo e tendências para acompanhar desfiles ao vivo comentados, além de encontros com diretoria e presidência de grandes grupos de varejo de moda. Nessa edição está prevista uma visita a Vicunha, uma das maiores indústrias têxteis do mundo, localizada em Pinheiros, na capital paulista.  Os participantes também contarão com um espaço na Casa SPFW dedicado ao relacionamento e troca de conhecimento durante o evento.

Um dos pontos altos da missão técnica serão as palestras com Patrícia Rodrigues, da UseFashion, e Olívia Merquior, da Dacrideaviti, no Hotel Tivoli São Paulo. Patrícia, especialista em Moda e Comunicação com mais de 14 anos de experiência, irá apresentar um panorama geral dos cenários de consumo relacionados com o ciclo e as inovações do varejo, visando oportunidades para se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo. Já Olívia, graduada em fashion design pela Central Saint Martins de Londres, falará sobre a reestruturação da fabricação e venda de materiais, e também como a agilidade e leveza no processo produtivo são determinantes para o sucesso dos negócios.

Vale destacar que o convênio já beneficiou mais de 1 mil empreendedores, dentre eles, cerca de 100 marcas já participaram da experiência de varejo por meio do FFWShop – loja Pop up de design e acessórios com curadoria assinada pelo SPFW e instalada no evento. Este ano, cerca de 20 microempresas participam da ação, provenientes de nove estados (PR, MG, RJ, PI, GO, PE, SC, TO, RS) e do Distrito Federal.

Vale da Seda

Um dos destaques desta edição é a parceria do Vale da Seda com o estilista Ronaldo Fraga, firmada após a primeira participação da empresa no convênio. A região no interior do Paraná é a que mais produz o bicho-da-seda em todo o Ocidente, e desta vez, Fraga traz às passarelas mais de 10 looks desenvolvidos com objetivo de valorizar a origem do material e a sustentabilidade.

Sobre o convênio

O Contextualizar na Moda nasceu da necessidade de inserir as micros e pequenas empresas brasileiras no mercado de alto valor agregado da moda. Num cenário como o que tem se estabelecido nos últimos anos, bastante favorável, em razão das mudanças na legislação, com a criação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que possibilitou a criação do Supersimples e do Microempreendedor Individual, somado ao aumento de renda da população, o investimento na capacitação e formalização do setor tornou essencial.

A primeira execução, assinada entre o Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod) em 2012, veio ao encontro dessa demanda. Por meio dele, é possível criar oportunidades, não apenas para empreendedores do segmento têxtil e confecção, mas também dos ramos de calçados e acessórios, com foco no mercado de alto valor agregado.

As empresas escolhidas participam de uma programação intensa de consultorias, capacitações, palestras e participações em feiras, workshops e exposições, tendo acesso aos bastidores dos principais eventos do calendário da moda no Brasil: São Paulo Fashion Week (SPFW) e Movimento Hot Spot, além da Revista FFWMAG.

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