A moda inverno 2015/2016 em calçados, acessórios e confecções será simples, clean e bela. A tendência menos é mais, que já marca presença nos últimos anos, acentua-se na próxima temporada e transfere o foco dos materiais para o design das peças, que ganham movimento e atratividade.
A revelação é da consultora de moda Glória Mitter, palestrante do Seminário Lineapelle, que a feira italiana referência mundial em couro e componentes para calçados e acessórios, realiza diariamente na Couromoda. De acordo com Glória, o minimalismo dos produtos expressa-se na ausência de costuras e de acabamento. Com isso, o design ganha importância, privilegiando as criações.
Glória Mitter revela que quatros moots estarão em evidência. O primeiro é Detox, onde o branco sobressai e confere luminosidade aos calçados e acessórios. Nos materiais, couro – em diversos tipos e acabamentos – e jacquard estarão em evidências. Há espaço também para versões de couro de répteis, tressê, 3D e ainda o ‘falso aleatório’, que resulta de um processo intencional de alteração nas superfícies das matérias-primas.
Outro moot é a valorização dos anos de 1970 com camurça, aplicações e couros com dupla face, que remetem à outra época, mas revelam um shape novo. “Tudo aqui remete a um período histórico, mas com uma releitura”, afirma Glória Mitter. Segundo a consultora, neste conceito, a imperfeição é a nova perfeição e tanto o couro rústico quanto o de réptil evidenciam um desgaste calculado.
No terceiro moot, o romance entra em cena. Ornamentações over, pedrarias e aplicações em tecidos dão origem a peças muito salientes. Verniz e metalizados são aplicados em diversos materiais. O aspecto tribal moderno expressa-se em formas geométricas e tatuagens, geralmente em detalhes dos produtos. Tranças inusitadas em diversos materiais também marcam presença.
No último moot, a modernidade predomina. Um toque de luz é lançado sobre as peças e cores vivas, metálicas e furta-cor opõem-se ao primeiro moot. Couros com relevo revelam um conceito digital e de 3D. Os reflexos conferem novos desenhos aos materiais e às peças. Os segmentos automotivo e esportivo também inspiram a temática. Design limpo e rico e contastes de vermelho e preto ou preto e branco dão origem a uma brincadeira divertida, que fica evidente tanto nos cabedais quanto nos solados dos produtos. “O esporte revela todo o seu humor para influenciar a sobriedade do segmento automotivo. O resultado são bolsas, sneekers e outros produtos com design muito interessante”, finaliza a consultora da Lineapelle.
A Couromoda 2015 acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, até amanhã, dia 15 de janeiro, reunindo expositores e palestrantes, numa feira com o qual o Brasil atrai compradores de calçados de todo o mundo, que apresentam inúmeras novidades e inovações tecnológicas.