Nem as peças premiadas na véspera, nem os anúncios que acabaram de ser selecionados pela publicação austríaca Archive (verdadeira bíblia da publicidade mundial): nesta terça-feira, os visitantes que passaram à tarde pelo Centro de Não-Convenções da DM9DDB viram no espaço de destaque reservado a trabalhos de destaque da agência cores fortes, proporções fora da realidade, chuvas de estrelas, flores multicoloridas e arco-íris recorrentes. Os traços vigorosos são fruto da imaginação de crianças entre seis e 13 anos – filhos de funcionários da DM9DDB ou alunos da Escola Estadual Dr. Francisco Fusco, com a qual a agência colabora, em projeto capitaneado por sua holding -, que participaram do Projeto Artistinhas 2007.
Com o objetivo de trazer para mais perto do dia-a-dia dos pais que trabalham na agência, as crianças entre seis e 13 anos, o Projeto Artistinhas todos os anos propõe um tema para as crianças, que o usam como inspiração para desenhos, colagens ou pinturas. Os trabalhos são expostos na agência e os pequenos artistas, além de ganhar vernissagem em versão infantil – com Guaraná Antarctica, Sukita, pipoca, pão-de-queijo e Hot Pockets Sadia -, ganham um passeio no qual, além da diversão, vêm na prática o que aprenderam nos livros. No ano passado, os filhos dos funcionários da DM9DDB que soltaram suas ferinhas em desenhos e pinturas, ganharam como prêmio uma visita noturna ao Zoológico. Desta vez, o convite aos pequenos artistas também incluiu as crianças da Escola Fusco: sob o tema “o mundo e eu”, meninos e meninas mostraram seu mundo – real, ideal ou sonhado – com lápis, canetas e recortes. O resultado pode ser visto, desde ontem, exposto no Centro de Não-Convenções.
Enquanto visitantes e funcionários da agência conferiam o talento das crianças, os artistinhas estavam em outro local e só tinham olhos para seus “colegas” maiores: em visita formatada especialmente para eles, um guia destacado pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo apresentou o acervo do MAM aos pequenos visitantes que passaram a tarde no museu. Curiosos e fascinados sobretudo por obras que permitem a interatividade, as crianças queriam saber de detalhes sobre as obras. As mais novas no grupo, as pequenas Giovanna Santos, de 7 anos (filha da funcionária da DM9 Fabiana Antacli) e Lorena Nascimento, de 8 anos (aluna da Francisco Fusco) eram das mais entusiasmadas, bombardeando o guia Leonardo de perguntas.
– Como é trabalhar no museu? Você gosta de trabalhar aqui? – perguntava, emendando as interrogações, a pequena Lorena.
O passeio terminou na agência, com outra visita guiada – desta vez, pelos diversos departamentos da DM9DDB. Mais uma vez, as perguntas giravam em torno da vida profissional dos adultos ao redor. Andressa Moura, de 12 anos, queria saber se quando se muitos funcionários ainda estudavam. Já Lucca Leocádio, 10 anos, contava orgulhoso para a mãe, a assistente Juliana Lacerda, que seu grupo visitou a sala do presidente da agência, Sergio Valente, e conversou com o próprio, contando-lhe detalhes sobre a visita ao museu.