Vinte e três jovens artistas, entre 9 e 17 anos, de diferentes países, estarão presentes, na Tate Gallery, em Londres, para acompanhar a abertura da exposição de suas obras, vencedoras do Unilever International School Art Project. Há sete anos, a companhia incentiva oficinas de artes nos países onde está presente, como Austrália, Brasil, China, Colômbia, Estados Unidos, Grécia, México e Reino Unido, e encerra o projeto com a exibição dos melhores artistas de cada país.
Entre eles, estará a brasileira Stefhani Albuquerque, de 9 anos, moradora de Itapevi (SP), aluna da 4ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal da Vila Dr. Cardoso, que representará o Brasil com a obra intitulada Beleve – Beleza Verdadeira. No País, cerca de mil crianças receberam, ao longo de 2007, aulas teóricas e práticas de artes por meio do Instituto Sidarta e Museu de Arte Jovem.
O objetivo é incentivar crianças e jovens de todo o mundo a criar uma pintura, escultura ou instalação a partir de um tema sugerido. Essa edição trabalhou com o tema Beleza e Diferença: Mundos à Parte, inspirado no trabalho de Doris Salcedo. A iniciativa da Unilever, em parceria com a Tate Gallery, já atendeu mais de 125 mil crianças dos mais de 45 países participantes nesses sete anos de existência.
“O projeto reflete a missão da companhia de levar vitalidade à vida das pessoas, atendendo as necessidades diárias de nutrição, higiene e cuidados pessoais com marcas e projetos sociais que ajudam as pessoas a se sentirem bem, ficarem bonitas, reforçarem sua auto-estima e aproveitarem mais a vida. Mais uma vez, as crianças nos impressionam com sua criatividade e talento”, comenta o vice-presidente de Assuntos Corporativos da Unilever Brasil, Luiz Carlos Dutra.
Na noite do dia 26, alunos e professores de cada um dos 23 países participantes estarão na cerimônia de abertura da exposição internacional das obras, na Tate Gallery. Em seguida, a mostra segue para o Teatro Nacional de Londres, onde permanecerá aberta ao público de 9 a 27 de abril de 2008.