A campanha 2009 da rede Lojas Marisa traz ao mercado uma estratégia de comunicação diferenciada e pioneira. Para consolidar ainda mais o slogan De Mulher para Mulher, a equipe da Giacometti Propaganda, Branding e Arquitetura de Negócio® produziu, entre outras peças, uma série de filmes a serem divulgados pela Rede Globo. A partir de março, Giovanna Antonelli, Carolina Dieckmann e Tais Araújo estrelam a nova campanha da Marisa na tevê, não como atrizes e personagens, mas simplesmente como mulheres. Em formato pioneiro no mercado publicitário, a equipe da Giacometti dispensou roteiros previamente definidos e abriu espaço para que as três mulheres falassem abertamente sobre o universo feminino. A inovação está, justamente, na ausência de roteiros e de apelos comerciais e na total veracidade de tudo o que está sendo falado por elas.
Tudo foi trabalhado em cima de temas sugeridos pela agência e desenvolvidos com total espontaneidade pelas próprias atrizes: amigas na vida real, as Meninas Marisa aparecem como mulheres que são no dia-a-dia, discutindo e falando sobre o universo feminino, sem mencionar o nome da Marisa. Um formato que atrai pelo novo, pela sinceridade, que gera total identificação com a mulher brasileira e que serve como um convite para que a telespectadora participe dos diálogos. Foram quase cinco horas de gravação e o difícil depois, diante da riqueza dos depoimentos, foi selecionar os diálogos a serem divulgados em uma série de filmes de um minuto e de 30 segundos Nos filmes, Giovanna, Carolina e Tais sempre vestem Marisa, peças escolhidas à vontade por elas mesmas.
A campanha 2009 marca o aniversário de oito anos da parceria de sucesso entre a agência Giacometti e a rede Marisa. Nessa parceria de longa data, o fio condutor é a valorização da mulher brasileira. Mostramos que Marisa entende muito de mulher e, para transmitir essa mensagem, abrimos um novo e franco diálogo com esse público falando, de mulher para mulher, com total intimidade, cumplicidade e espontaneidade, afirma Julio Isnard, diretor de criação da Giacometti. O formato é muito rico. Filmamos com três câmeras, de maneira a captar sempre a expressão de cada uma das atrizes. Os flagrantes. Os cacos. O resultado foi um material riquíssimo, totalmente em sintonia com a mensagem de Marisa de entender a mulher brasileira e com o slogan De mulher para Mulher, acrescenta Daniel Rasello, diretor de criação da Giacometti.
Giovanna, Carolina e Tais receberam apenas sugestões de alguns temas como maternidade, trabalho, vaidade e sensualidade. A escolha das atrizes foi muito criteriosa, porque elas são de fato amigas na vida real, o que permitiu que a conversa se desenvolvesse de forma natural, descontraída e com muita profundidade e verdade, afirma Isnard. As Meninas Marisa se transformam assim em porta-vozes das mulheres brasileiras, dos assuntos femininos.
A Marisa nos permitiu criar essa janela para o universo feminino, postura que foi muito corajosa, uma vez que investe em uma ideia inovadora nesse tempo de crise e não se limita apenas a uma campanha promocional, afirma Rasello.
Em todos os filmes, além da assinatura De mulher para mulher, há a frase Todo dia é dia da mulher abaixo do logotipo Marisa, reforçando o conceito da campanha e o momento em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.
Baseada na veracidade e na espontaneidade, a campanha expressa os atributos da marca Marisa, como a cumplicidade, a intimidade e a brasilidade. A equipe da Giacometti buscou um time bastante conceituado, contratado para a produção. A fotografia das peças impressas é de Bob Wolfenson. Maquiagem e cabelo das três meninas são assinados por Fernando Torquatto. E a escolha dos figurinos conta com a colaboração da consultora de moda Manu Carvalho.
DE MULHER PARA MULHER
0
Share.