O mais importante festival mundial de publicidade e propaganda, o Cannes Lions, encerra o ano de 2014 apresentando o elenco de presidentes dos júris de 2015, que vão avaliar as peças de comunicação comercial produzidas em todo o mundo e que serão premiadas entre os dias 21 e 27 de junho nessa bela cidade da francesa Côte D’Azur nos Alpes Marítimos.
Entre os presidentes de júris estão dois brasileiros: o sócio e fundador da Mixer, João Daniel Tikhomiroff, uma referência do audiovisual brasileiro, diretor também do bem-sucedido filme Besouro; e a vice-presidente de Criação da FCB Brasil, Joanna Monteiro. Tikhomiroff presidiará o júri de Film Craft e Joanna o de Mobile, categoria que cresce em todo o mundo, com a plataforma móvel de comunicação conectando pessoas e marcas.
O festival, criado nos anos 1950, por grandes nomes do cinema, premiados pela excelência de filmes até hoje em cartaz em cinematecas, museus e lares do mundo, como o italiano Federico Fellini e o francês Jean-Luc Godard, nasceu para premiar os publicitários que criassem filmes para serem exibidos nas salas de cinema. A intenção era a de criar uma receita extra para os exibidores, agrupados na então poderosa Sawa, que temiam que a televisão tirassem o público dos cinemas. A publicidade, portanto, viria a suprir essa queda na venda de ingressos.
Só que o festival cresceu, foi agrupando com o passar tempo outras categorias, de forma a contemplar novas plataformas de comunicaçao, a exemplo da internet e do mobile, do mobiliário urbano e do design e se transformou na maior festa da publicidade e propaganda mundial. Mas conserva, ainda hoje, o glamour do cinema e reserva uma disputada Palm D’Or, a principal premiação de produtores de audiovisual. O hoje consagrado diretor de cinema Ridley Scott, diretor entre outros do cult Blade Runner e do sucesso de bilheteria Gladiador, começou carreira e ganhou destaque na direção de filmes de comunicação comercial que podem e devem ser arte; a arte de seduzir o respeitável consumidor.
Confira a lista oficial dos presidentes de júri:
Branded Content & Entertainment
Presidente: David Lubars, Chief Creative Officer, BBDO Worldwide, Chairman, North America
Creative Effectiveness
Presidente: Wendy Clark, President, Sparkling Brands & Strategic Marketing, Coca-Cola North America
Cyber
Presidente: Jean Lin, Global CEO, Isobar
Design
Presidente: Andy Payne, Global Chief Creative Officer, Interbrand Group
Direct
Presidente: Judy John, CEO & Chief Creative Officer, Leo Burnett
Film
Presidente: Tor Myhren, President & Worldwide Chief Creative Officer, Grey
Film Craft
Presidente: João Daniel Tikhomiroff, Founder, Partner-Director, Mixer, Brazil
Media
Presidente: Nick Emery, Global Chief Executive Officer, Mindshare Worldwide
Mobile
Presidente: Joanna Monteiro, Vice President Creative Director, FCB, Brazil
Outdoor
Presidente: Juan Carlos Ortiz, President & CEO of DDB Latina & Creative Chairman of DDB Americas, Colombia
PR
Presidente: Lynne Anne Davis, President & Senior Partner, FleishmanHillard Asia Pacific
Press
Presidente: Pablo del Campo, Worldwide Creative Director, Saatchi & Saatchi
Promo & Activation
Presidente: Matt Eastwood, Worldwide Chief Creative Officer, JWT
Radio
Presidente: Paul Reardon, Executive Creative Director, Whybin\TBWA Group Melbourne, Australia
Titanium & Integrated
Presidente: Mark Fitzloff, Partner and Executive Creative Director, Wieden+Kennedy Portland