Violinista Waleska Sieczkowska e maestro Jeferson Della Rocca
Este ano, o projeto Concertos nas Comunidades, promovido pela Camerata Florianópolis terá o patrocínio da Dígitro Tecnologia, uma das mais importantes fabricantes brasileiras de soluções de Telecom para ambiente corporativo de tecnologia da informação e comunicação (TIC), operadoras e provedores de serviços. Na sua sexta edição, haverá três apresentações gratuitas, de 19 a 22 de dezembro e, em uma delas, conta com a participação das crianças do Educando com Música, projeto escolar de música clássica para filhos de trabalhadores rurais da comunidade Santa Filomena, em São Pedro de Alcântara, também patrocinado pela Dígitro.
O objetivo dos concertos é levar música erudita às populações carentes de Florianópolis e despertar o gosto por ela. No repertório, estão músicas conhecidas e outras menos populares ou até inéditas. A produtora do Camerata Florianópolis, Maria Elita Pereira, explica que é um erro achar que pessoas com condições econômicas menos favorecidas não apreciam música erudita. Por isso, nossa principal intenção é dar continuidade aos Concertos nas Comunidades, acrescenta. Além disso, outras experiências, como o projeto Educando com Música, mostraram que a música erudita tem grande aceitação, incentiva e descobre talentos. E os alunos passam a conhecer instrumentos, diferenças entre eles, naipes da orquestra,! os compositores, a história da música, etc.
Segundo o gerente de marketing da Dígitro, Ednilson Hummig, a empresa busca contribuir para o desenvolvimento humano e a música é um meio diferenciado de inclusão social que disciplina, leva conhecimentos e sensibiliza pessoas. O setor corporativo precisa assumir seu papel social. Nosso compromisso é realizar ações voltadas ao desenvolvimento da sociedade, tais como a escola de música clássica Educando com Música, completa. Este é um projeto sócio-cultural, na comunidade Santa Filomena, em São Pedro de Alcântara, que oferece a crianças, filhos de trabalhadores rurais, oportunidade de ampliar seus horizontes. Ao todo, são 47 alunos que serão multiplicadores: vão ensinar a outras crianças o que aprenderam nas aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, piano, fl! auta doce, teoria musical, história da música e prática de orquestra.
A escola funciona em casarão cedido pelo Dr. Marcelo Collaço Paulo; tem a adesão da orquestra Camerata Florianópolis sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca e seu funcionamento é viabilizado pela Dígitro, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
CONCERTOS NAS COMUNIDADES – AGENDA
19/ dezembro 19:30h CEDEP Centro de Educação e Evangelização Popular Monte Cristo. Participação dos alunos do projeto Educando com Música
20/ dezembro 19:30h ACAM Associação dos Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó
22/ dezembro 19:30h Igreja Nossa Senhora do Mont Serrat
PROGRAMA
Eine Kleine Nachtmusic (1º Mov.) Wolfgang Amadeus Mozart
Aria Johann Sebastian Bach
Primavera (1º Mov.) Antonio Vivaldi
[solo violino Waleska Sieczkowska]
E o Vento Levou Max Steiner
Golpe de Mestre (The Entertainer) Scott Joplin
Cinema Paradiso Enio Morricone
Indiana Jones John Williams
Perfume de Mulher (Por uma Cabeza) Alfredo le Pera
A Pantera Cor de Rosa Henry Mancini
Star Wars John Williams
! Rocky Bill Conti
Rancho de Amor à Ilha Zininho
Aquarela do Brasil Ary Barroso
Brasileirinho Waldir Azevedo