Um banco direto. Este é o conceito da nova aposta do HSBC que lança o seu banco virtual – HSBC Direct – na próxima terça, 10 de março, com campanha criada pela JWT, de veiculação nacional. O investimento total no projeto será de R$70 milhões, sendo R$20 milhões no esforço de comunicação e o restante em desenvolvimento e tecnologia.
Segundo Marcelo Velloso, diretor de Marketing do HSBC, o HSBC Direct é uma nova proposta para clientes independentes e auto-suficientes que não gostam ou não têm tempo de ir ao banco. Identificamos um nicho de mais de 10 milhões de pessoas no Brasil, entre 25 e 49 anos, predominantemente de classificação de renda B, que tem esse perfil e são heavy usears de internet e que buscam uma alternativa nova de serviço, como o HSBC Direct. afirma o executivo.
O HSBC Direct, apesar de ter a marca HSBC, terá política e comunicação visual próprias. O plano de comunicação será composto por filmes, spots, anúncios em mídia impressa e mídia online. A campanha online será inclusive um grande destaque pela própria característica do novo banco e pelo perfil de seus consumidores. Ferramentas como SEO e FEN (Search Engine Optimization e Search Engine Management ) serão usadas além de ações em redes sociais como MySpace, Facebook, Twiter, Orkut, entre outras, que serão criadas durante todo o ano.
Com o conceito O banco para quem gosta das coisas direto ao ponto, a nova campanha é composta de quatro filmes nos formatos 15 e 30, com estréia prevista para o próximo dia 10, no intervalo do programa Big Brother Brasil 9, da TV Globo. Além disso, o HSBC Direct terá seu conceito reforçado em provas que acontecerão no programa durante todo o mês de março. Segundo Mário D’Andrea, Chief Creative Officer da JWT Brasil, independente do tamanho dos filmes, a idéia é que os próprios comerciais já sejam uma prova do posicionamento. Em outras palavras: as histórias dos comerciais vão direto ao ponto. Pra quê uma reunião de condomínio que dure horas, se no final nada será decidido? Vamos direto ao final, portanto. Longas sessões de psicanálise para ter no final a mesma conclusão de sempre? Se a culpa é da mãe, vamos direto ao ponto. Com essas rápidas e divertidas histórias, “queremos surpreender o consumidor que vai se identificar com esses comerciais-relâmpagos, revela DAndrea.
Intitulado Telefonema, um dos filmes destaca uma breve despedida de namorados pelo telefone. No quarto, uma adolescente pede dengosa para o namorado desligar primeiro. Surpreendentemente, o rapaz faz rapidamente o que a namorada pede. Irritada, a garota o chama de grosso. O apresentador volta à cena e fala: Não seria bom se tudo fosse assim direto ao ponto? O comercial encerra com a assinatura Chegou HSBC Direct. O banco direto como você e convida as pessoas a acessarem o site www.hsbcdirect.com.br. Outros três filmes Psicanálise, Condomínio e Maratona e os dois spots Pedido de Aumento e Titanic – abordam a mesma temática bem-humorada.
O spot Titanic, começa com o som de uma buzina de ar comprimido. O Marujo diz: – Capitão, cuidado…olha o iceberg…O Capitão responde: – Que iceberg… (puft…). No final, após o som de coisas afundando, o locutor encerra: Não seria bom se tudo fosse assim direto ao ponto?
Segundo D’Andrea, a criação desta campanha partiu da observação minuciosa deste tipo de consumidor para quem está sendo direcionado o HSBC Direct. São pessoas que não gostam de enrolação, são práticas e modernas. “São pessoas que já sabem, por exemplo, que no final o Titanic afunda, independente de quantas horas se leve para contar essa história. Portanto, não seria ótimo um spot de rádio que conte isso em poucos segundos, indo direto ao ponto? Foi o que fizemos e acreditamos que esse tom de voz, jocoso e ao mesmo tempo decidido, fará uma ligação automática com este tipo de pessoa e o novo tipo de banco que o HSBC está lançando”.