Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
Diversidade cultural - Revista Publicittà Diversidade cultural - Revista Publicittà

Diversidade cultural

0

A nova campanha da Natura, intitulada  Fronteiras, foge do discurso lúdico e de sedução normalmente adotado pelo setor de perfumaria no Brasil. Usando o humor – característica inusitada neste tipo de comunicação – a ação publicitária mostra os traços culturais e os hábitos que unem os países latino-americanos, fazendo um questionamento das fronteiras físicas e reforçando a cultura da região.  Este, aliás, é um tema bastante atual, levando-se em consideração o momento político do continente. A campanha estreou na última sexta-feira (28) em todo o País para apresentar a linha de perfumaria Amor América, que é  baseada no uso de óleos essenciais exclusivos e inéditos da biodiversidade da América Latina.
 
A criação dos filmes e anúncios ficou a cargo da Madre, agência de propaganda argentina. A Takerka, que conquistou uma parte da conta publicitária da Natura neste ano, é responsável pela adaptação da campanha no Brasil e pela estratégia de lançamento.

Composta por mídia eletrônica, impressa e Internet, a comunicação publicitária traz quatro filmes de 30 segundos cada, exibidos em TV aberta, fechada e em salas de cinema. Para os jornais, as peças terão quatro páginas seqüenciais em papel diferenciado. O meio revista será amplamente utilizado, com cerca de 40 publicações envolvidas, além de incluir veículos que estréiam no plano de mídia da marca, como National Geographic, Bravo e Rolling Stone.

“A Taterka teve uma atuação destacada, oferecendo uma estratégia de  mídia criativa e diferenciada, que inclui novos veículos e formatos”, declara Eduardo Costa, diretor de Comunicação e Marketing da Natura.

Para criar a linha Natura Amor América, uma expedição formada por um jornalista, um fotógrafo e duas especialistas em perfumaria percorreu a América Latina em busca de inspiração para os novos produtos da marca. O resultado foi o conhecimento profundo dos hábitos e culturas que unem a região e a captação de seus aromas, sabores e sons. Foram cinco viagens entre diversas regiões da Patagônia e dos Andes, de onde trouxeram inspirações, transformadas em produtos que revelam a essência de cada lugar.

“Já estamos presentes em diversos países da região. Começamos nossas operações no Chile, em 1982. Ao longo da convivência diária com essas pessoas, fomos aprendendo a reverenciar a rica diversidade cultural, mas também descobrimos traços comuns entre os povos. As expedições foram importantes para validar essas afinidades”, explica o diretor de Marketing de Inovação da Natura, Joel Ponte.

A campanha, aliás, espelha esse conceito. Um dos filmes criados pela Madre, por exemplo, mostra uma mulher cuja casa está localizada exatamente na divisa entre duas nações. Em outro comercial, um pescador troca de país ao cruzar um rio.

“Trata-se de um projeto especial que retrata a América Latina de uma forma única, além de mostrar a essência da região”, diz Eduardo Simon, diretor de atendimento da Taterka.

Tudo isso acompanhado pela trilha sonora “Soy louco por ti America”, de Gilberto Gil e Capinan, na voz de LG, do Afro Reggae, e produção do Liminha.

Share.

About Author

Comments are closed.