Desde os primeiros dias de janeiro ganhou força no mercado a imagem das cores das bandeiras do Brasil e do Japão que se cruzam num logotipo para comemorar os 100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil. O selo está sendo usado nas várias manifestações alusivas à data e tende a ter aparição recorde em termos de marca neste ano. A DPZ foi a agência que desenvolveu o logo e foi a empresa selecionada para cuidar do programa de comunicação de todos os eventos que vão comemorar a data histórica. O selo será usado pelos 2 governos, do Brasil e do Japão, em cerimônias oficiais.
A disputa para ser a agência do Centenário se deu há um ano e envolveu várias agências. A DPZ, que também atuou nas festividades dos 80 anos da imigração japonesa no País, já tem prontos todos os acertos em torno das festividades, a partir de contratos firmados com a Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.
O calendário é bastante amplo e prevê várias manifestações artísticas, cerimônias oficiais e religiosas, promoções, exposições, lançamentos de livros e DVDs. Para isso, os preparativos na DPZ estão a todo vapor, já que a quantidade de projetos propostos é enorme.
Em 28 de abril de 1908, o navio Kasatu Maru deixou a cidade de Kobe, no Japão, com 151 famílias. O destino: o Porto de Santos. Essa viagem é a que simboliza o início da imigração japonesa para o Brasil. Apenas entre 1950 a 1988, registros oficiais dão conta da entrada no Brasil de 54 mil japoneses. No total, estima-se, 260 mil imigraram para o Brasil, o país que tem a maior comunidade japonesa no exterior, com 1.500.000 pessoas entre japoneses e seus descendentes. Só em São Paulo acredita-se que haja em torno de 900 mil pessoas.