Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
É CARNAVAL - Revista Publicittà É CARNAVAL - Revista Publicittà

É CARNAVAL

0

 

 

DO SITE WWW.PLURALE.COM.BR

Rio – Há 100 anos nascia Carmen Miranda, cantora que encantou a todos com sua voz vibrante e seu gingado brasileiro (apesar de ter nascido em Portugal). No entanto, não foi apenas a música que ganhou com a passagem da “Pequena Notável”, a moda também foi agraciada com muito estilo e tendências que fazem sucesso até hoje.

Com um figurino irreverente e único, Carmen Miranda levava um pouco da tropicalidade do Brasil para o resto do mundo. Nos looks não faltavam plumas, brilho, muitos balangandãs e a altíssima sandália plataforma, criada por ela para disfarçar seus 1,52 m.

Fonte de inspiração
Em janeiro, a São Paulo fashion Week, semana de moda paulista, elevou a artista à musa inspiradora da edição outono/ inverno do evento. Com o tema “Brasileiríssimos”, os organizadores da SPFW consideraram Carmen um dos primeiros ícones internacionais do brasileirismo.

A estilista Jacqueline De Biase, da marca Salinas, buscou inspiração na cantora para montar sua coleção para o verão 05/ 06. “Carmem costurava, ela própria, suas roupas de praia. Me inspirei em peças como bustiês xadrezinhos, maiôs e preparei uma linha chique e brasileira, como ela”, conta a diretora de estilo, que ainda fez uma combinação com pinturas de flores, frutas, muitas listras e imagens antigas de cartões postais do Rio.

Nem mesmo Madonna resistiu aos encantos de Carmen. A diva do pop declarou em entrevista que suas roupas exóticas foram inspiradas no guarda-roupa da “Brazilian Bombshell” (A explosão brasileira – termo criado pelos americanos para caracterizar Carmen).

Carmen Miranda não pode ser mais atual. É só andarmos pelas ruas para encontramos mulheres se equilibrando em sandálias paltaformas, deixando a barriga à mostra em tops, abusando dos babados e compondo looks com pulseiras mega-coloridas.

A consultora de moda Claudia Castellan alerta que é preciso cuidado para não ficar caricata, já que o figurino da cantora era feito para ser usado no palco. Para quem quer adotar um visual inspirado na “pequena notável”, a consultora dá algumas dicas. “Escolha uma saia colorida com uma regatinha branca ou lisa numa das cores da estampa para quebrar, um brinco maior, uma argola colorida, e uma sandália que pode ser anabela de uma cor.

A trajetória da “Pequena Notável”
Carmen Miranda foi o pseudônimo de Maria do Carmo Miranda da Cunha, que nasceu em Marco de Canaveses, Portugal, em 9 de fevereiro de 1909, e morreu em Beverly Hills, nos Estados Unidos da América, em 5 de agosto de 1955. 

Carmen foi cantora e atriz, e sua carreira artística transcorreu no Brasil e nos Estados Unidos entre as décadas de 1930 a 1950. Ela trabalhou no rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão. E chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos. Seu estilo eclético faz com que seja considerada precursora do tropicalismo, movimento cultural brasileiro surgido no final da década de 1960.

 

Share.

About Author

Comments are closed.