O Sistema Educacional Eadcon – empresa de tecnologia líder no setor de educação à distância – acaba de entrar na mídia com uma megacampanha publicitária para divulgar seus cursos de pós-graduação. Assinada pela Energy, agência do Grupo Newcomm que conquistou a conta da empresa no final de 2008, a comunicação terá veiculação nacional em veículos eletrônicos TVs e rádio e impressos. A programação prevê, ainda, outdoor, busdoor, placas de rua e ações de estratégia digital.
A campanha de pós-graduação lato sensu divulga os cursos viabilizados pelo Sistema Educacional EADCON para as parcerias do Instituto Chiavenato e do Instituto Wanderley Luxemburgo com a Faculdade Educacional da Lapa FAEL, responsável pelo conteúdo. Com o mote Só graduação e trabalho não garantem que você chegue lá. Faça uma pós-graduação no Sistema Educacional EADCON, a campanha utiliza a metáfora da ponte para destacar a qualidade e os modernos métodos de ensino empregados. A comunicação mostra que, assim como uma ponte permite a travessia de um rio, os cursos de pós-graduação à distância preparam o estudante para superar obstáculos e avançar na carreira.
Para Julian Rizo, diretor-executivo da EADCON, o fato de a rede do Sistema Educacional EADCON estar espalhada por centenas de municípios exige uma estratégia especial. Temos alunos em todo o Brasil, inclusive em regiões distantes dos grandes centros. Faz parte de nossa estratégia usar combinações que garantam uma comunicação eficiente tanto nacional quanto regionalmente, explica.
O filme começa com um jovem diante de duas torres, representando dois momentos de sua vida – antes e depois de fazer um dos cursos disponibilizados. Para chegar de um lado ao outro, sob seus pés se forma uma ponte com as palavras Sistema Educacional EADCON. Ao chegar do lado almejado, o executivo encontra tudo o que desejou: reconhecimento, independência e sucesso profissional. A criação é de e Osmar Enéas e Vitor Knijnik, que assina também a direção de criação.
Para Knijnik, vice-presidente de criação da Energy, o aspecto mais relevante nessa criação é a metáfora de crescimento interior que foi levada ao pé da letra. A meu ver, o filme captura e ilustra bem um processo que acontece com todos que investem em sua educação. A falta de um diploma, conforme observado nas pesquisas, diminui a auto-estima. Portanto, tratamos aqui não só do aspecto do crescimento profissional, mas também pessoal.
Ficha Técnica
Título: Ponte
Anunciante/Produto: Sistema Educacional EADCON / Pós-graduação
Agência: Energy
Criação: Vitor Knijnik e Osmar Eneas
Direção de Criação: Vitor Knijnik
Atendimento: Monika de Faria Lima Cerqueira e Fernanda Rodrigues
Produtora/Filme: Mínima
Direção Filme: Gustavo Tissot
Direção/Fotografia: Gustavo Tissot
Pós-produção: Sant
Produtora/som: Loop
Aprovação/cliente: Camile Bittencourt, Alfredo Pires e Julián Rizo