Inspirados em diversos valores das escolas de samba – como ritmo, beleza, vibração e alegria – os diretores de criação Décio Gentil e Xandi Vaz fundam a Estação Primeira da Propaganda, com sede na Vila Mariana, em São Paulo.
A agência começa a funcionar em ritmo intenso. Acaba de conquistar a conta da loja de departamentos Têxtil Abril, rede com 20 filiais presentes nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Prepara novas ações de comunicação e de ponto-de-venda para a Cifra Financeira (Grupo Schain) nos segmentos de crédito consignado e pessoal e de financiamento e refinanciamento de veículos. Participa em lançamentos imobiliários do Grupo Lindencorp em áreas nobres de Guarulhos e de São Paulo e cria campanhas para empreendimentos da Rossi Residencial na região de Campinas.

Peça impressa criada pela agência Estação para a incorporadora Lindencorp
Nem bem saiu na avenida, a agência já ganha o reforço do diretor de arte Marcelo Spínola (ex-F/Nazca e UPGrade). No quadro de funcionários, profissionais experientes se unem a jovens que se destacam na carreira, entre eles, a diretora de arte Lígia Furlan e o assistente Bruno Gomes (ex-Agência 1). Montamos a empresa com pessoas talentosas e queridas, afinadas umas com as outras. Por isso escolhemos um nome com conotação feliz para passar nosso astral. O bom relacionamento nos ajuda a criar rápido, sem estresse, afirma o sócio-diretor de criação da Estação Primeira da Propaganda, Xandi Vaz.
Esta não é a primeira vez que Décio Gentil e Xandi Vaz trabalham juntos. Além de companheiros na Salles e UPGrade, os dois participaram da estruturação da Agência 1, em 2003, que segue sob o comando dos sócios remanescentes.
Para nós, propaganda é como Carnaval. É pop, vibrante. Tem de cativar, ser ágil e vigorosa, mas também organizada e objetiva. A precisão deve andar ao lado da imaginação, fala o sócio-diretor de criação da Estação Primeira da Propaganda, Décio Gentil.
O número de agências de publicidade certificadas pelo Cenp (Conselho Executivo de Normas-Padrão) no Brasil está em torno de 4 mil. Para se sobressair na área, a Estação Primeira da Propaganda vai estabelecer parcerias com empresas especializadas em várias áreas da comunicação, como promoção e no midia. O seu braço digital já está definido, com a participação de Eduardo Sardinha (Wats), na elaboração de projetos e eventos na internet. Essa é uma prática bem-sucedida, cada vez mais comum no mercado e uma maneira de ser competitivo e apresentar um leque de serviços sem onerar custos, diz Xandi Vaz.
O setor da comunicação (publicidade, produção, promoção, mídia, pagamento de direitos autorais, gráfica e outros) movimenta mais de R$ 54 bilhões em receitas no país, segundo o IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O boom nesta área é conseqüência da estabilidade econômica, aumento da produção, vendas e da necessidade das empresas de se diferenciar em um mercado mais competitivo por meio do marketing. A inclusão das classes C/D no consumo faz com que os anunciantes destinem mais recursos para a propaganda.
O segmento imobiliário é um dos que mais tem aquecido a publicidade nos últimos anos. Movimenta em marketing mais de R$ 1 bilhão por ano e o valor tende a subir. A liberação de financiamento do FGTS para compra de imóveis de até R$ 350 mil, por famílias cuja renda é superior a R$ 4,9 mil, a partir de janeiro, vai esquentar ainda mais o setor.
Na tentativa de se destacar em áreas tão disputadas, a Estação Primeira da Propaganda profere um discurso realista dentro de sua atividade. Somos profissionais versáteis, com experiência em vários segmentos de mercado. Essa bagagem nos traz uma visão abrangente para colaborar na resolução de problemas de comunicação de clientes de todos os setores, fala seu diretor de atendimento e planejamento Gilson Fornari, que deixou recentemente a Avenida Brasil.
A Estação Primeira da Propaganda entra em funcionamento com promessas de todos os clientes de bastante trabalho. O ano começou muito bem. A criação está pronta para botar nossa bateria de idéias na rua. O planejamento e a mídia estão aquecidos, cuidando dos destaques. A harmonia entre todos os componentes fica por conta do atendimento, afirma Décio Gentil. Para informar o mercado sobre o início das atividades da agência, será enviado um tag acompanhado por um ganzá instrumento de percussão usado no samba – para um mailing vip na semana que antecede o Carnaval.
O site da agência (www.estacaoprimeira.net) vai entrar em funcionamento a partir do dia 28 de janeiro.