O Estadão celebra a volta das grandes reportagens em jornais uma antiga reivindicação dos leitores e profissionais do setor em grande estilo. Com a revista Grandes Reportagens O Estado de S. Paulo, o veículo não só volta aos grandes temas como, pela primeira vez em sua história, lança uma revista produzida por sua redação. A revista circula encartada gratuitamente no jornal deste domingo (25), tanto para assinantes quanto para exemplares de banca.
Foi, sem dúvida, um investimento de fôlego do Estadão sobre um importante tema e com um formato novo para o jornal. A publicação se tornará uma referência para estudantes e ecologistas, afirma o diretor de Conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour
Ele destaca as matérias Só boas intenções, que fala das desilusões que marcam a vida da Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Cujubim; A lição de Mamirauá, sobre o manejo do pirarucu, maior peixe de água dos, que leva esperança ao ribeirinhos; Terra arrasada, que revela que 17% da cobertura original da floresta não existe mais; e Novos líderes, os novos chefes indígenas que buscas inspiração no aimará Evo Morales, presidente da Bolívia.
Para a realização do projeto foram enviados, durante quatro meses (de julho a outubro deste ano), cinco repórteres e três fotógrafos para explanar, de forma ampla, uma proposta-base: mapear o problema da devastação da floresta, apontar e discutir as possíveis soluções. Ao todo, estiveram envolvidos 25 profissionais na apuração de informações, pesquisas e redação. A publicação conta também com a participação de diversos colaboradores, entre os quais, o presidente Lula, que assina um artigo exclusivo.
Ricamente ilustrada com fotos exclusivas, a revista Grandes Reportagens, tem 124 páginas em lombada quadrada, tiragem de 390 mil exemplares, infográficos e mapas. É, sem dúvida, um presente para nossos leitores, completa Gandour. Ele conta ainda que todo o material será publicado no Portal Estadão e traduzido para inglês para ser vendido para agências de notícias do Exterior. Apoiaram o projeto Bradesco, Boticário, HSBC Seguros, Governo do Estado do Amazonas, Coca-Cola, Icatu Hartford, Governo de Roraima, Bunge, Hangar Centro de Convenções, Suframa e Petrobras.
Tivemos um retorno altamente positivo com a revista, haja visto os apoiadores de peso que reconheceram nesse projeto um produto de qualidade. Sem dúvida, associar a marca Estadão a uma revista tão bem cuidada terá um resultado institucional formidável. Nesse sentido, a Grandes Reportagens já nasce vitoriosa, adiciona o diretor Comercial do Grupo Estado, Cláudio Santos.
As fotografias da revista servirão de base para uma exposição sobre a Amazônia nos EUA, parceria do Estadão com o Wilson Center, em Washington. O país da América do Norte definiu o ano de 2008 como o dedicado à Amazônia (em razão dos 20 anos da morte de Chico Mendes). Essa mesma exposição vem para São Paulo em data e local ainda a ser definidos.