O centro de Belo Horizonte parou para ser palco da maior produção já realizada no Estado de Minas Gerais. Com criação da agência mineira Filadélfia Comunicação, é a primeira vez que o Instituto Inhotim, maior complexo aberto de arte contemporânea do mundo, localizado em Brumadinho, a 60 Km de BH, investe em campanha para TV. A produção contou com três câmeras simultâneas de 35 mm, quase cinqüenta latas de negativo, três dias de filmagem, com mais de 800 pessoas no elenco, que inclui corpo de ballet, e mais de 100 pessoas na produção.
O intuito da campanha é divulgar o Instituto já bastante conhecido internacionalmente para os brasileiros. A equipe de criação da agência Filadélfia, sob o comando de Dan Zecchinelli, buscou transmitir o efeito que o Inhotim causa nas pessoas. Fomos buscar na ciência alguma base que traduzisse organicamente o impacto gerado por este lugar e nos deparamos com a Síndrome de Sthendal, explica Dan. Trata-se de um fenômeno nomeado a partir do escritor francês Stendhal [nascido Henri-Marie Beyle]que descreveu uma série de sintomas que o acometeram o ao se deparar, em 1817, com as obras da Galleria Uffizzi, em Firenze. As sensações são falta de ar, palpitação e até desmaios. A primeira descrição detalhada destes sintomas está registrada em seu livro Naples and Florence: A Journey from Milan to Reggio.
O filme começa com pessoas desmaiadas em toda uma cidade. As imagens fazem referência à arte contemporânea feita com corpos, explica Carlos Manga Jr, diretor de cena. Em seguida, mostra cenas reversas- a multidão se levanta até que se descobre o que aconteceu: uma pessoa literalmente caiu para trás ao contemplar uma das obras de Inhotim e gerou um efeito dominó. A trilha, assinada pela Sax So Funny, foi elaborada com o intuito de potencializar este impacto. A equipe de produção da Zeppelin Filmes providenciou, com apoio local da TV Alterosa, parada absoluta do principal cruzamento de Belo Horizonte, a Praça 7, e de vias de acesso à cidade.
A campanha engloba jornal, revista e internet. O filme estréia dia 05 de julho em Minas Gerais, 06.07 no RJ, 07.07 em São Paulo, nas principais emissoras de TV aberta e fechada do país. O filme também será exibido a partir da semana que vem em Curitiba, Brasília e Recife.
Ficha Técnica:
Título: Síndrome de Stendhal
Anunciante/produto: Instituto Inhotim/ Institucional
Agência: Filadélfia Comunicação
Diretor de Criação: Dan Zecchinelli
Criação: Dan Zecchinelli, Hellen Mundim, Renê Bionor, João Paz
RTVC: Elenize Almeida
Atendimento agência: Brunna Lopes
Produtora: Zeppelin Filmes
Diretor de cena: Carlos Manga Jr
Produtor executivo: Pedro Bueno
Diretor de fotografia: Paulo Mendes da Rocha, o Lito
Atendimento/produtora: Breno Castro e Alonso Sperb
Finalização: Camila Doimo
Montagem: Alex Lacerda e Umberto Martins
Pós- produção: Casablanca
Trilha: Sax So Funny
Aprovação pelo cliente: Ana Lúcia Gazzola, Ceres Pimenta, Raquel Novais
Data da 1ª veiculação: 05 de julho de 2009