A ousadia, a proximidade com o consumidor e o apelo estético definem a nova campanha publicitária da rede C&C Casa & Construção. Desenvolvida pela agência 141 SoHo Square, por meio de sua unidade de comunicação e marketing de varejo 141 Newport, a iniciativa revela o novo posicionamento da empresa, que é hoje líder no varejo de construção, reforma e decoração do país. A marca foi criada em 2000, com capital 100% nacional, e atualmente a rede possui 40 lojas, espalhadas pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
A partir desta semana, toda a comunicação da C&C será trabalhada sob o conceito Faz parte da sua casa. Faz parte da sua vida, que une praticidade e emoção para falar da presença da marca no dia-a-dia das pessoas e nos seus sonhos também. Sem ignorar a crise, a campanha pretende mostrar ainda a crença da empresa no crescimento do país e da melhora da vida dos brasileiros. Nesta primeira etapa da campanha, está sendo investida em produção e veiculação uma verba 20% superior a de 2008.
Segundo Jorge Gonçalves Filho, diretor geral da C&C, a nova campanha sai da publicidade simples (produto e preço), para algo mais elaborado. Quisemos mostrar nossos clientes, a família, porque as pessoas têm sonhos. A campanha é diferenciada porque mostra nossas lojas, humaniza as situações, explica.
Tomas Alcaide, Diretor Geral da 141 Newport, explica que a agência teve o trabalho de repaginar a linguagem visual da marca, para trazer à tona a sua essência, que é viabilizar os projetos de vida de seus consumidores. Tornar realidade o sonho de morar e viver bem, ressalta o executivo.
Alcaide conta ainda que este é um movimento de fora, a partir da visão do cliente, para dentro da empresa, por envolver também uma grande campanha de endomarketing, o que já está sendo executado em parceria com o departamento de Recursos Humanos da companhia. Em momentos de crise, o comportamento do consumidor torna-se ainda mais seletivo. Por isso, a mudança precisa ser interna também, completa. Nas lojas, além de uma equipe mais preparada e atenciosa, os consumidores poderão contar ainda com a ajuda de monitores de TV que funcionarão em um circuito interno e exibirão não somente os preços dos produtos, como também suas especificações, imagens e, ainda ofertas de toda a rede.
Campanha publicitária
A primeira novidade em relação à comunicação realizada até então foi a criação de uma linha de filmes institucionais, que irá servir de ponto de partida para todos os anúncios de promoções da C&C. Essa linha institucional é marcada por interferências estéticas feitas em animação para ilustrar cenas protagonizadas por pessoas de diferentes estilos. As interferências são tracejadas sobre paisagens e casas e fazem alusão a reformas, produtos e idéias que poderiam mudar ambientes e tornar a vida ainda melhor, como uma banheira, um lustre ou uma simples janela.
Outra mudança significativa foi a produção de um novo jingle, agora em uma batida forte em ritmo de samba-rock, que fala sobre a realização de sonhos e conquistas. Já que a idéia é passar otimismo e mensagens positivas, nada mais adequado que criar um jingle jovem, em um ritmo autenticamente brasileiro, comenta André Figueiredo, Diretor de Criação da 141 Newport.
Por fim, a equipe desenvolveu em parceria com o Studio Fly dois mascotes para a marca. Em animação, os dois apresentarão as ofertas, seja nos filmes, anúncios ou materiais de ponto-de-venda. A idéia foi criar um varejo que permita a lembrança da marca, além de aumentar as vendas, completa Figueiredo.
A campanha, que será veiculada em São Paulo e Rio de Janeiro, terá filmes institucionais de 30, filmes de promoções nos formatos de 15 e 30, anúncios e spots com o novo jingle para as rádios.
A direção de arte da campanha de C&C é de Carlos Thomaz, Paulo Asano e Tiago Bulled