A Federação Brasileira de Bancos Febraban promove, em parceria com o Banco Central, palestra sobre a organização de ouvidorias em instituições financeiras. O evento acontecerá no próximo dia 3 de setembro, a partir das 9:00 horas, no Hotel Meliá Mofarrej, em São Paulo. O tema será destaque, ainda, da 8ª edição do SEMAT – Seminário de Atendimento Bancário, nos dias 18 e 19 de setembro, no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo.
As iniciativas visam dar maior solidez e eficácia ao processo de criação de ouvidorias, regulamentado pela resolução 3.477/07, do Conselho Monetário Nacional (CMN), que fixa o prazo máximo de implantação de Ouvidorias até 30 de setembro ou 30 de novembro (conforme o tipo de instituição).
Essa resolução vem ao encontro ao propósito da Febraban de estimular os mecanismos de solução de conflitos nas instituições, como forma de aprimorar o relacionamento com os consumidores, criar diferenciais importantes de mercado e desafogar órgãos públicos dedicados a atender reclamações de consumo. A medida do Conselho Monetário Nacional coroa 17 anos de evolução do relacionamento dos clientes com seus bancos, desde o lançamento do Código de Defesa do Consumidor e avança na criação de mais um canal especializado na defesa dos direitos dos clientes, explica Francisco Calazans, diretor setorial de Relações com Clientes e Ouvidoria da Febraban.
A palestra do dia 3 de setembro terá a participação de dois especialistas do Banco Central: Amaro Luiz de Oliveira Gomes, chefe do Departamento de Normas do Sistema Financeiro (DENOR) e Helio José Ferreira, ouvidor. Também participará, para compartilhar a experiência na área de seguros privados e de capitalização, Mário Rossi, presidente da Comissão de Ouvidoria da Fenaseg Federação Nacional de Empresas de Seguros. Representando os bancos, Francisco Calazans.
QUEDA DO ÍNDICE DE CONFIANÇA GLOBAL DAS EMPRESAS
Além dessas providências, a Febraban organiza o 8º SEMAT – Seminário de Atendimento Bancário, nos dias 18 e 19 de setembro, para discutir a implantação de Ouvidorias e outros assuntos de relevância para a transparência e qualificação do atendimento aos clientes.
O objetivo deste seminário é trazer especialistas internacionais e os mais destacados ouvidores do sistema financeiro nacional, para compartilhar suas experiências, métodos de trabalho e implantação dos serviços.
Para o seminário já está confirmada a presença do norte-americano Lior Arussy, CEO do Strativity Group, destacada empresa de consultoria no segmento de relacionamentos entre empresas e clientes. Em seu painel, Arussy revelará pesquisas e debaterá os motivos determinantes da queda do índice de confiança global nas empresas. Outro keynote speaker será o português Manuel Sebastião Soares Povoas. Conhecido por ser um dos primeiros ouvidores da área financeira do mundo, Povoas tratará da promoção da cidadania através das Ouvidorias.
O SEMAT prevê, ainda, painéis de conferências e debates com Gizelda Giampietro, ouvidora do Banco Real; Deborah Pierri, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Consumidor do Ministério Público de São Paulo; Roberto Augusto Castellanos Pfeiffer, diretor Executivo da Fundação Procon/SP, além de Francisco Calazans, ouvidor Geral do Itaú e diretor da Febraban e Hélio José Ferreira, ouvidor do Banco Central do Brasil.
Palestra com Banco Central:
DATA: 3 de setembro
LOCAL: Hotel Gran Meliá Mofarrej
Alameda Santos, 1.437 – São Paulo – SP
HORÁRIO: 8h30 às 12h.
Inscrições gratuitas