Para marcar a comemoração do Dia do Publicitário, celebrado em 1º de fevereiro, a agência catarinense DMPA, de Criciúma, lançou uma campanha irreverente utilizando ícones da propaganda nacional. Um brinde à criatividade daqueles que, com planejamento, ação e atitude, encantam e passam a ser parte integrante da cultura popular.
Washington Olivetto, que além de genial é um tremendo bom cárater, costuma pontuar que a glória para qualquer publicitário é ser parte da cultura popular da qual retira sua inspiração e a devolve de forma a fazer parte dela, repaginá-la. É assim, acredita ele, seguindo a trilha sonora herdada de Heitor Villa-Lobos, que buscou no folclore suas mais marcantes composições, que um publicitário se torna grande.
Olivetto é um gigante. Tem, ao longo do tempo, devolvido para a cultura popular brasileira momentos mágicos. Impossível não mencionar aqui o garoto Bombril, o menino da Seagram, então maior fabricante de uísque, que pedia que se bebesse com moderação quando nem se fala ou exigia o alerta, o cachorro da Cofap correndo pelas ruas de patinete e o primeiro sutiã e tantos outras memoráveis campanhas embaladas pela musicalidade sempre presente nas suas criações.
Então, com essa reflexão, as peças comemorativas criadas pela DMPA fazem todo sentido. Apresentam em produtos incorporados pela cultura popular, como as sandálias Havaianas, a Coca-Cola e a nossa cachaça 51 palavras-chaves, uma nuvem delas, para pontuar que “Fazer publicidade é muito mais que descrever um produto.” a ideia é valorizar a visão diferente, criativa e muito mais atrativa, que os profissionais da área têm para promover os produtos ou serviços de seus clientes.
Parabéns pela ideia, Tiago Meireles, diretor de criação da DMPA, parabéns Olivetto, em nome de todos os publicitários do país e aqueles ainda em formação, por fazerem da publicidade e propaganda brasileiras motivo de tanto orgulho.