Mais uma vez o Guaraná Antarctica aposta em ações diferenciadas para divulgar Guaraná Antarctica Street Festival, evento que reúne música, esporte de ação e arte de rua no próximo dia 29 de agosto, na Chácara do Jóquey, em São Paulo.
Depois de instalar um half pipe em pleno outdoor para promover a edição 2008 do evento, a marca inova e usa a realidade aumentada e diversas ações interativas para trabalhar as atrações da terceira edição do festival. O plano de divulgação foi criado pelas três agências do Guaraná Antarctica: DM9DDB, B/Ferraz e TV1.Com.
“Toda a comunicação do Guaraná Antarctica Street Festival reflete as características do público do evento, que é jovem, plugado e aberto a novas experiências. Por isso mesclamos a mídia tradicional com a interatividade na Internet. Queremos com iniciativas como a Realidade Aumentada, que o público já comece a se envolver com festival antes mesmo dele acontecer”, diz Bruno Cosentino, gerente de marketing de refrigerantes e não-alcoolicos da AmBev.
Da web para a Chácara do Jóquei
A Realidade Aumentada e todas as ações para divulgar o Guaraná Antarctica Street Festival 2009 no ambiente digital levam a assinatura da agência TV1.Com. No hotsite criado especialmente para o festival, o público/internauta pode grafitar uma parede, simular movimentos de skate e até mesmo tocar com uma banda por meio apenas de uma webcam.
Através desta Realidade Aumentada, o usuário será convidado a acionar a webcam de seu computador e ativá-la com a nova latinha de Guaraná Antarctica produzida especialmente para o festival – o efeito também é possível com uma imagem que pode ser impressa direto do site. Ao posicionar o selo do festival diante da câmera, um vídeo é acionado.
Ao todo são três vídeos estrelados por convidados especiais. Um deles é Tinho, artista conhecido da cena paulistana, que surgirá grafitando uma parede enquanto convida o internauta a continuar o trabalho no restante do muro, que ainda está em branco, e a conferir o Guaraná Antarctica Street Festival. A interação começa a partir do momento em que o consumidor posiciona a lata em frente à câmera, imitando uma latinha de spray para conseguir “pintar”, com a ajuda do teclado do computador. É possível fazer o download da arte final, enviar para amigos e utilizar como wallpaper.
Randômico, ao ser acessado na segunda vez pelo mesmo usuário, o site sempre exibirá um novo vídeo. Os demais são protagonizados por atrações como o skatista profissional Sandro Dias, o Mineirinho, que incentivará o internauta a ousar em manobras radicais.
Para a execução do projeto, a TV1.Com contou com o expertise em tecnologia da FDD e com a captação das imagens realizada pela TV1 Vídeo. O hot site ainda traz informações sobre programação, ingressos e localização, os internautas poderão conferir uma planta em vídeo do espaço em que acontecerá o evento, a “Arena”. Na seção “Na Net” o público terá acesso aos perfis do evento nas principais redes sociais e na seção “Ao Vivo” será possível acompanhar uma transmissão completa do evento em tempo real.
Para completar a estratégia online, a agência também desenvolveu peças em diferentes formatos, que levam os consumidores a acessarem o hotsite do evento e conhecerem as atrações da festa. A campanha será veiculada em sites voltados para o público juvenil, como Terra, Vírgula, MSN, ObaOba, Guia da Semana, entre outros.
Inovação constante
Toda a concepção do evento leva a assinatura da B/Ferraz, parceira do Guaraná Antarctica desde a primeira edição. “É sempre um grande desafio pensar em atrações inéditas para o público do Guaraná Antarctica Street Festival. Para este ano pensamos em algo que resgatasse as raízes do skate e, por isso, acreditamos que, depois da vinda da pista Super Looping no ano passada, o Soul Bowl se torne um marco para os skatistas. A agência ainda pensou em um formato totalmente exclusivo para a utilização desta pista e apresenta a primeira batalha de duplas do mundo. Uma outra novidade é a tenda de games, que contará com jogos relacionados aos pilares do evento: esportes de ação, arte de rua e música”, comenta Bazinho Ferraz, presidente da B\Ferraz.
Para a edição 2009 a B\Ferraz preparou ações especiais de ativação. A agência negociou com algumas lojas pertinentes com os pilares do evento a venda de ingressos e a customização das vitrines, dos provadores e dos tags para roupas. Também acontecem blitz com promotores que interagem com os abordados através de um tabuleiro em formato de labirinto, que através de brincadeiras apresentam as principais atrações do festival. Ao mesmo tempo uma equipe de B-Boys fará uma rápida performance para entreter os transeuntes.
O plano de mídia ainda contempla filmes que podem ser vistos nas principais emissoras abertas e a cabo, anúncios e peças de mídia exterior criadas pela DM9DDB. Todas têm como foco a irreverência e jovialidade do festival e suas principais atrações. No comercial para TV, por exemplo, a máquina de Guaraná Antarcctica ganha vida e arrisca manobras de skate.
O evento
A terceira edição do evento acontece no próximo dia 29 de agosto, na Chácara do Jóquey, em São Paulo. Entre as novidades do evento, a pista Soul Bowl, com formato de uma grande piscina vazia. Com um público estimado em 15 mil pessoas, o evento também amplia as modalidades esportivas, com disputas de skate, inline (patins) e BMX, além da apresentação da primeira batalha de duplas de skatista realizada no mundo. A pista de street e uma, também inédita, Tenda de Games, completam a plataforma esportiva.
Para embalar o público e atletas, o Guaraná Antarctica Street Festival terá shows de bandas consagradas como a californiana Face to Face e brasileira Charlie Brown Jr, além de uma nova geração de músicos formada pelos vencedores dos concursos patrocinados pelo Guaraná Antarctica, Voltz e Vivendo do Ócio. Entre as competições e shows, o festival entretem os fãs com uma inédita Batalha de Graffiti e uma exposição de fotos do longa-metragem Vida Sobre Rodas, que irá contar parte da história do skate no país. Ainda será apresentado um teaser do longa, com lançamento previsto para o início de 2010.
Guaraná Antarctica Street Festival
Local: Chácara do Jockey – Rua Pirajussara, S/N – Butantã
Horário: das 12h à meia noite.
Ingressos: inteira R$ 60/ meia entrada R$ 30 (crianças com menos de 12 anos só poderão entrar no evento acompanhadas dos pais ou responsáveis).
Venda: Ticketmaster (http://www.ticketmaster.com.br)