Os 18 artistas da galeria itinerante de arte contemporânea florenceantonio.com ocupam todos os espaços da Escola São Paulo, incluindo salas de aula, biblioteca, dvdteca, pátio e refeitório, a partir de 21 de outubro. “Após apresentar obras de nossos artistas em uma casa abandonada no bairro do Morumbi, São Paulo, e em uma construção do escritório Triptyque Arquitetos, levamos trabalhos inéditos para um espaço onde se discute arte”, explica a Diretora Artística Eduarda de Souza sobre a terceira exposição coletiva da galeria, que tem seu único espaço fíxo na internet.
Qual a diferença de apresentar obras de arte num local onde se pensa arte? O espaço deixa de ser neutro a partir deste importante fator, dando continuidade a proposta itinerante da galeria. Assim, nada melhor do que a Escola São Paulo, que oferece um leque abrangente de cursos de artes plásticas, moda, música e design ministrados por grandes pensadores de nosso tempo, como novo espaço expositivo.
A discussão foi aberta através de uma série de mesas redondas organizadas pela galeria com nomes como Martin Grossman, diretor do Centro Cultural São Paulo, Gabriel Zellmeister, colecionador e sócio da agência W/Brasil e a artista plástica Sandra Cinto, durante a exposição em parceria com a Triptyque, onde estes e outros convidados discutiram a relação entre espaço expositivo e arte contemporânea. A nova exposição é composta por obras em diversos suportes: pinturas, desenhos, fotografias, pequenas instalações, objetos e vídeos. Na sala expositiva da Escola, logo na entrada, o espectador se depara com a instalação “Carta Branca”, 2007, do artista Reginaldo Pereira, onde a parede lateral do espaço é pintada de azul, mantendo na “altura dos olhos” um alinhamento de 10 campos brancos. Sobre cada campo é sobreposta uma prancha de madeira recortada (como folhas de papel em vários formatos), criando um alinhamento que “ora revela e ora esconde a linha do horizonte”. Já a pintora Ana Michaelis propõem uma intervenção em área externa, no pátio de escola. Ela mostra “uma paisagem em pequena escala, que será pintada delicadamente esmaecida e esbranquiçada”, conta. “A paisagem desabitada só será percebida por sua leve sugestão de vegetação e perspectiva, pairando entre a lembrança e a imaginação”. Sendo assim, o objetivo da intervenção será criar um momento de suspensão despertando a dúvida e a estranheza, com isso, estreitando o relacionamento da obra com o espectador. Em companhia a estes, a exposição apresenta uma série de trabalhos mais discretos e intimistas. A artista Ana Luiza Dias Batista mostra uma série de 9 cadernos margeados na loja de presentes da Escola São Paulo. “Eles são ao mesmo tempo trabalhos de arte e uma coisa do mundo: blocos de desenho”, explica ela sobre a sutileza de seu trabalho. Os artistas Antonio Ewbank, Fernando Velazquez, Flamínio Jallageas, Karlla Girotto e Paula Garcia apresentam trabalhos em vídeo, a mídia mais presente nesta coletiva.
Os demais artistas mostram seus trabalhos em todos os outros espaços disponíveis na Escola. A exposição coletiva conta com trabalhos de novos artistas que passam a ser representados pela galeria. São eles: Ana Luiza Dias Batista, Fernando Velazquez, Julio Ghiorzi e Reginaldo Pereira. A mostra marca o término da série de 3 exposições coletivas que a galeria fez para apresentar seus artistas e sua proposta, e segue com coletivas menores e individuais pontuais. Dando continuidade a esta série de reflexões, a galeria promove duas mesas redondas no espaço da Escola São Paulo discutindo “A video arte no Brasil”. MESA REDONDA 1: “A video arte no Brasil” I 24 de outubro, 20h30 MESA REDONDA 2: “O video arte no Brasil” II 31 de outubro, 20h30
Entre os participantes confirmados estão: (Confira lista completa de participantes através do site www.florenceantonio.com. Entrada livre e gratuíta) Alfredo Herzog, colecionador Alfredo Herzog é colecionador de arte e administrador de empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas (GV), com MBA pela Claremont University. Fez cursos de especialização na London School of Economics, UCLA e USP. Trabalhou no mercado financeiro e fundou a Associação Beneficiente Alzira Denise Hertzog da Silva, que financia pesquisas em áreas médicas, tendo parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, o Instituto de Psiquiatria do HC, a Fundação Faculdade de Medicina e diversas ONGs com projetos de reabilitação e ajuda a crianças carentes e portadoras de deficiências. Christine Mello, curadora
Christine Mello (Rio de Janeiro, 1966, vive em São Paulo) Pesquisadora, crítica e curadora no campo da arte e tecnologia. É pós-doutoranda da USP, pela Escola de Comunicação e Artes/Departamento de Artes Plásticas e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professora do Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina-SP e da FAAP-Artes Plásticas, coordena o grupo de pesquisa arte&meios tecnológicos da FASM-SP. Realiza conferências sobre o vídeo e as novas mídias, participando de publicações nacionais e estrangeiras, como El medio es el diseño audiovisual (Colômbia, 2007), como também as da Funarte/Coleção Pensamento Crítico (Brasil, 2006), do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia (Espanha, 2006), da Parachute art contemporain_contemporary art (Canadá e França, 2004) e Made in Brasil: Três Décadas do Vídeo Brasileiro (Brasil, 2003). Seus projetos curatoriais incluem a representação brasileira de net art da 25ª. Bienal Internacional de São Paulo, assim como exposições em museus, galerias e festivais tanto brasileiros quanto internacionais. Participou das três primeiras edições do Projeto Arte/Cidade (1997-1994) e do júri do 3º. Prêmio Cultural Sergio Motta (2002). Membro do Conselho da Associação Cultural Videobrasil desde 2003, integra o Conselho Curatorial e o Júri de Seleção do 16º. Festival Internacional de Arte Eletrônica Sesc Videobrasil (2007).
Katia Canton
Katia Canton é PhD em Artes Interdisciplinares pela New York University e livre-docente em Teoria e Crítica de Arte pela ECA USP. É professora-associada e curadora do Programa Interunidades em Estética e História da Arte e do Museu de Arte Contemporânea, ambos na Universidade de S. Paulo. É também escritora, autora de 40 livros dedicados a adultos, crianças e jovens. Vencedora do prêmio Jabuti, 2007. Marcelo Rezende, curador Marcelo Rezende (São Paulo, 1968) é autor do romance Arno Schmidt (Planeta, 2005) e do ensaio Ciência do sonho A imaginação sem fim do diretor Michel Gondry (Alameda, 2005). Co-curador da exposição Comunismo da Forma (Galeria Vermelho, São Paulo, 2007) e da mostra À la Chinoise (Microwave International New Media Arts Festival, Hong Kong, 2007).
Rodrigo Novaes, artista
Formado pela University of Gloucestershire e pós-graduado pela University of the Arts na Inglaterra, Rodrigo Novaes é artista plástico e atua nas áreas de pintura, fotografia e vídeo. Suas obras já integraram exposições no Brasil, Inglaterra, Espanha e Grécia. Em 1997, foi co-vencedor da Short Film Script, competição promovida pela Sony e pelo jornal The Guardian. Foi finalista do concurso Portraits da The Photographer´s Gallery, em Londres, 2001. Em 2005 foi vencedor do 9º Cultura Inglesa Festival. Atuou como Curador Assistente da exposição La Mirada Discreta – Marcel Odenbach e Robert Cahen (2006) na Fundació Telefónica e atualmente é Curador Assistente do 16º Festival Internacional de Arte Eletrônica Sesc_Videobrasil.
ARTISTAS PARTICIPANTES: Ana Luiza Dias Batista Ana Michaelis Andres Sandoval Antonio Ewbank Celina Yamauchi Esther Varella Fernando Velazquez Flamínio Jallageas Julio Ghiorzi Karlla Girotto Olga Nardi Paula Garcia Rafael Levy Rafael Xavier Regina Parra Reginaldo Pereira Renzo Assano Rodrigo Bueno
ABERTURA: 21 de outubro, das 11h às 19h ENCERRAMENTO: 21 de novembro
Local: Escola São Paulo: r. Augusta, 2239, tel: + 55 11 3081-0364 Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 19h
Programação:
Mesa redonda 1: “A video arte no Brasil” I: quarta-feira 24 de outubro, 20h30
Meda redonda 2: “A video arte no Brasil” II: quarta-feira 31 de outubro, 20h Fernando Velazquez – live performance: abertura, 20h + quarta-feira 24 de outubro, 20h, + quarta-feira 31 de outubro, 20h