O LIDA, Livro Digital Acessível, ferramenta criada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos que dá acesso a deficientes visuais a livros digitalizados, por meio de um sistema de voz digital, lança sua mais recente versão. Inovador, o LIDA ganha duas novidades: o deficiente visual pode fazer uso de vozes instaladas em seu computador, caso seja de sua preferência e compatíveis com o formato do LIDA, e a soletração palavra a palavra.
O LIDA é um projeto com perspectiva de grande impacto social. Essas melhorias abrem novas possibilidades de acesso, aprendizado, pesquisa e entendimento das obras, o que em outros termos representa reforço às ações de inclusão desenvolvidas pela Fundação Dorina Nowill, avalia Ricardo Soares, coordenador do LIDA.
Fruto de dois anos de pesquisas tecnológicas e contatos com outras instituições de apoio a cegos em todo o mundo, o LIDA foi criado a partir de determinadas premissas para garantir sua viabilidade e uso: plataforma baseada em padrão mundial; portabilidade de uso em diversos computadores; fácil navegação e segurança.
Entre suas funcionalidades se encontram: busca de palavras, marcação de texto, anotações, soletração de palavras e a garantia da integridade e inviolabilidade das obras.
O projeto tem como parceiros Banco Bradesco, Fundação Prada, Fundação Gliksmanis e ainda conta com o apoio do empresário Antônio Ermírio de Morais.
Em três meses de existência, o LIDA já publicou 45 títulos de referência na área de Direito, curso de grande procura por parte dos deficientes, e o Michaellis, Dicionário Prático da Língua Portuguesa, com 36 mil verbetes. Mais de 350 usuários deficientes visuais de todo o País já estão cadastrados, tendo recebido gratuitamente até o momento mais de 600 exemplares de obras com uso garantido por meio de uma chave de acesso pessoal.
Até o final do ano, a Fundação Dorina Nowill para Cegos espera publicar emais 275 novos títulos.
Para ter acesso ao LIDA, os interessados devem entrar em contato com o departamento do LIDA, na Fundação Dorina Nowill para Cegos, pelo e-mail: lida@fundacaodorina.org.brou mandar correspondência para o endereço: rua Dr. Diogo de Faria, 558, São Paulo, CEP: 04037-001.