A atriz Gabriela Duarte é a convidada do dia 11 de março, às 19h, de CAIXA Cênica, ciclo de leituras dramáticas da CAIXA Cultural (Praça da Sé, 111) que reúne atores profissionais e estudantes de teatro. Gabrela fará a leitura do texto “Hedda Gabler”, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen. A direção é de Sergio Milagre. A entrada é franca.
Esta temporada de CAIXA Cênica tem curadoria do ator Francisco Cuoco. Os textos selecionados por ele são peças das quais participou ao longo de sua carreira. São lidos por atores consagrados e estudantes de arte dramática das seguintes escolas: Universidade Anhembi Morumbi, Teatro Escola Célia Helena, INDAC – Instituto de Arte e Ciência e Escola de Atores Nilton Travesso.
A tragicomédia “Hedda Gabler”, escrita em 1890, é uma das obras mais conhecidas de Ibsen no Brasil. Através da discussão do papel da mulher na sociedade, o autor leva o espectador a refletir sobre a própria existência humana. Há registro de três montagens: a primeira em 1960, com tradução de Clarice Lispector, tinha Nídia Lícia no papel de Hedda Gabler; a segunda, nos anos 80, com tradução de Millor Fernandes, teve Dina Sfat no papel da protagonista e a mais recente, em 2007, com Virgínia Cavendish como Hedda Gabler, com tradução do texto a cargo de Rubem Fonseca. À época da montagem com Dina Sfat, Franscico Cuoco fazia na TV a chamada para o espetáculo: “Venha conhecer Hedda Gabler”, dizia ele.
CAIXA Cênica possibilita uma aproximação do público com o teatro não só através das leituras, mas também pelo debate promovido por atores, estudantes e espectadores que encerra cada noite no Grande Salão da CAIXA Cultural.
As leituras são realizadas sempre às terças-feiras, às 19h, de 26 de fevereiro a 29 de julho, no Grande Salão, térreo da CAIXA Cultural, Edifício Sé (Praça da Sé, 111). A entrada é franca e não é necessário retirar ingresso com antecedência. São 100 lugares. Mais informações podem ser obtidas pelo público através do telefone (11) 3321-4400 ou no site www.caixacultural.com.br. A CAIXA Cultural funciona de terça a domingo, das 9h às 21h.
Programação:
11/03 – Hedda Gabler – Henrik Ibsen
25/03 – A Infidelidade ao Alcance de Todos – Lauro César Muniz
15/04 – Biderman e os Incendiários – Max Frisch
29/04 – Panorama Visto da Ponte – Arthur Miller
13/05 – Boeing – Boeing – Marc Camolletti
27/05 – Rua São Luiz, 27 – Abílio Pereira de Almeida
10/06 – Demônio Familiar – José de Alencar
24/06 – Romanoff e Juliete – Peter Ustinov
15/07 – As Três Irmãs – Anton Tchekov
29/07 – Com a Pulga Atrás da Orelha – Georges Feydeau
Serviço:
O quê: Gabriela Duarte em CAIXA Cênica – leituras do texto Hedda Gabler, de Henrik Ibsen
Quando: dia 11 de março, terça-feira, às 19h
Onde: CAIXA Cultural (Praça da Sé, 111), no Grande Salão
Quanto: grátis (não é preciso retirar ingresso com antecedência)
Lugares: 100 (não é preciso retirar ingresso com antecedência)
Informações: (11) 3321-4400
Curadoria: Francisco Cuoco
Realização: CAIXA Cultural
Patrocínio: CAIXA Econômica Federal