As gêmeas do nado sincronizado, Beatriz e Branca Ferez que iniciam sua disputa por medalhas no Panamericano do Rio de Janeiro amanhã, quarta-feira (25/7) – ilustram o anúncio de oportunidade criado pela Ogilvy & Mather para a campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, promovida pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC). As atletas aparecem perfiladas, com a mão sobre o peito, como se estivessem cantando o Hino Nacional. A idéia é explorar a semelhança do gesto com auto-exame.
Orgulho, preparação, perseverança e vitória são alguns dos sentimentos que cercam esse momento e remetem também à luta contra o câncer de mama. O objetivo da ação é estimular a mulher a fazer o auto-exame e orgulhar-se por fazer desse um hábito rotineiro em sua vida. A Ogilvy & Mather negociou espaços gratuitos com os principais títulos brasileiros e as primeiras veiculações devem acontecer na próxima semana.
A Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” nasceu nos Estados Unidos, em 1994, quando o CFDA Council of Fashion Designers of América realizou a primeira campanha com o logo criado por Ralph Lauren. A edição americana arrecadou U$ 2 milhões que foram destinados ao Instituto Nina Hyde. Em 1995, a campanha chegou ao Brasil pelas mãos do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, primeira instituição internacional a licenciar a campanha e realizá-la fora dos Estados Unidos. Fundado em 1968 pelo Prof. Dr. João Sampaio Góes Jr., o IBCC, que fica na Zona Leste de São Paulo, já atendeu a mais de 3 milhões de mulheres, 85% pelo SUS.