O diretor de Marketing da GM, Samuel Russell, promete fazer uma campanha 100% digital no próximo ano. A idéia é testar o poder de venda da internet, uma vez que a montadora já comprovou que 80% dos compradores dos carros da marca Chevrolet consultam esse meio de comunicação antes de efetuar a compra. A intenção da GM é descobrir quais os endereços que podem trazer mais retorno para o negócio. Segundo Samuel Russell, que é candidato ao prêmio Caboré de Profissional de Marketing, o poder da internet já se mostrou maior que os dos classificados de grandes jornais, como a Folha de S. Paulo. “Agora, queremos é testar numa estratégia mais agressiva a força da internet. Hoje, quem vai comprar um carro não consulta mais o Classifolha, navega na internet e busca informações, que podem estar num blog de quem confia ou em portais. É isso que vamos verificar e investir pesado no segmento para mensurar o retorno”.
Segundo Russell, o próprio hotsite da montadora www.ofertaschevrolet.com.br, tem dado fabuloso retorno. Ele quer tornar viral, em vários sites, este efeito.
O executivo que comanda o esforço de renovação da marca, ainda pouca percebida pelo público jovem, não esconde que é na internet que buscará um elo mais forte também com esse consumidor jovem, especialmente o público masculino que é mais fiel às marcas de automóveis que o público feminino.
Num bate-papo com jornalistas, na quarta-feira, dia 7 de novembro, exato dia em que a GM anunciava prejuízo no mercado americano, Samuel Russell disse estar confiante no desempenho da marca na América Latina, em especial no Brasil. Ele acredita que a montadora baterá este ano o recorde de vendas registrado em 2006, que foi de 409.923 unidades. A expectativa é encerrar o ano com pelo menos 480 mil carros emplacados da marca.
Nesse esforço, entra também o fator preço, especialmente na disputa pelo consumidor de acesso, que no caso da montadora compra o Corsa. Mas Samuel Russell destacou que, entre o público jovem, cresce a procura por carros maiores, mais caros, velozes e confortáveis. O que, na sua opinião, tem a ver com o retardamento do casamento – executivos de até 35 anos ainda moram com os pais – e o ingresso da mulher no mercado de compra de automóvel, em especial executivas.
Nesse esforço de modernização, que ganhará espaço na web, participarão as duas agências que atendem a montadora, tanto a McCan-Erickson como a Salles Chemistri que, diz Russell, têm assinado campanhas ousadas e criativas, a primeira para os lançamentos de novos modelos e as institucionais, e a segunda agência responsável pelo varejo da montadora.
Samuel Russell faz um balanço positivo do desempenho da Chevrolet que, para ele, tem a ver com a estratégia de marketing adotada e a força de vendas da rede concessionária, tudo isso acoplado ao crédito oferecido para a compra e troca de carros pelos novos modelos.
Destacou a força das campanhas cinematográficas e dos lançamentos como da nova S10 e do Prisma. Para Russell, a ousadia na publicidade teve sempre resposta positiva e a intenção da GM é mostrar que hoje é uma montadora moderna e arrojada, e tem uma marca clássica que não está deixando de inovar. A montadora é a terceira em vendas no País, onde Fiat e Volkswagen continuam a registrar o maior volume vendido. “É importante dizer que nosso resultado é sustentável, ou seja, nada de política de redução de preços que possam comprometer os investimentos”.
Nos EUA, a Toyota está batendo a líder GM por um dia e meio de vendas. Para Russell, essa corrida só vai terminar nos dois últimos dias do ano. No Brasil, a corrida é para chegar à meta de 480 mil, embora a montadora por diversas vezes, revelasse que gostaria de chegar a 500 mil ainda em 2007. Agora, é aguardar.