A GOL Transportes Aéreos chega aos 6 anos e, para comemorar, a AlmapBBDO criou uma campanha institucional com 2 comerciais de 60 e versão de 30 e diversos anúncios, outdoors e peças de internet que começam a ser veiculados a partir do próximo fim de semana. O comercial de 1 minuto, Seis Anos, estréia em televisão aberta e a cabo hoje, dia 09/11, e o primeiro anúncio estará nas revistas semanais Veja e Época do sábado, dia 10.
Toda a campanha é feita com crianças. Ao todo, foram 120 meninos e meninas de 6 anos, reunidos no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, onde as imagens foram captadas. Vestidos como co-pilotos, comandantes, comissários e mecânicos da GOL, eles mostram os aviões, o Centro de Manutenção, as lojas e o check-in da companhia, enquanto vozes infantis falam, em off, sobre a GOL: Nós temos o maior orgulho de trabalhar na GOL. A empresa que democratizou o avião no Brasil, inicia o filme, com deliciosas cenas das crianças percorrendo os corredores do aeroporto. Desde seu primeiro vôo, a GOL já transportou 70 milhões de passageiros.
As cenas transcorrem, com as crianças no avião, no check-in, ao lado dos aviões. A gente fez mais de 7 milhões de pessoas voarem pela primeira vez, informa o comercial, destacando ainda que a GOL criou a venda de passagens e check-in pela Internet e celular, opera com aviões de última geração, possui o mais avançado Centro de Manutenção do continente, que preserva os aviões e a natureza. Na GOL, dizem as crianças, são 12 mil pessoas que dividem o sonho de romper com idéias antigas e fazer mais gente voar. E, então, compreende-se por que a Gol e a AlmapBBDO desenvolveram a campanha com as crianças. Temos apenas 6 anos, dizem. Mas já revolucionamos a aviação do Brasil. A assinatura é: GOL. Aqui todo mundo pode voar.
Os anúncios mostram cenas do comercial, com as crianças como personagens, interpretando o papel de comissários e comandantes da Gol, e cada um deles abordará um tema: frota, tecnologia, democracia, centro de manutenção, gestão, destinos e equipe. Eles serão veiculados em revistas de interesse geral, celebridades, dirigidas aos jovens, de viagens, negócios, femininas e ligadas ao transporte aéreo.
A campanha é de Marcello Serpa,Marcus Kawamura, Eduardo Andrietta, Renato Fernandez, Cassio Zanatta e Giba Lages com direção de criação de Marcello Serpa e Cássio Zanatta. A produção é da Delicatessen Filmes, de São Paulo, e quem dirigiu o comercial foi Gustavo Leme.
Os cuidados nas filmagens
Enquanto a equipe de produção da Delicatessen Filmes se desdobrava para fazer as fotos e cenas da campanha, as 120 crianças contratadas em São Paulo e Belo Horizonte se divertiam no aeroporto, com vários setores fechados apenas para as filmagens. Foram mais de 18 horas de filmagens nos dois dias de trabalho: um para as fotos e outro para o comercial. Na produção, 80 profissionais foram mobilizados e 3 toneladas de equipamentos transportadas para Confins. Mas, para as crianças, foi pura diversão porque a produtora contratou 13 monitores para brincar e cuidar delas e montou uma sala de recreação com DVD, brinquedos, atividades com arte e som. Os figurinos vestidos pelos pequenos foram confeccionados especialmente para eles pelo mesmo fornecedor dos uniformes dos colaboradores da GOL, e consultores técnicos (comissários e mecânicos da empresa) acompanharam as filmagens para garantir a verossimilhança entre como as crianças atuavam e o trabalho dos colaboradores da Gol que eles representavam.