Todo o mistério que envolve a fórmula centenária do Guaraná Antarctica é tema da nova comunicação da marca. A campanha publicitária, que entra no ar no próximo dia 5 de julho, reforça toda a brasilidade e segredo da fórmula do refrigerante, que é guardada a sete chaves. Para garantir que o sabor nunca mude e seja copiado, a fórmula do produto está a cargo de apenas duas pessoas, conhecidas pela empresa de “Guardiões”.
O cuidado para preservar o mesmo sabor e fórmula, desde o lançamento em 1921, fez a marca tomar alguns cuidados. Por exemplo, os “Guardiões” não têm sua identidade revelada e nunca viajam juntos. E é todo esse mistério que está presente na nova comunicação da marca, que pela primeira vez abre as portas de uma de suas fábricas para tentar desvendar este mistério.
No filme, criado pela DM9DDB, cenas da entrada da Fazenda Santa Helena, em Maués (AM), que concentra a maior variedade de frutos de guaraná do mundo e o interior de uma das fábricas de Guaraná Antarctica são mostradas por um funcionário da companhia. O mesmo conta a história do segredo do refrigerante reforçando que apenas dois funcionários, os “Guardiões”, conhecem a fórmula do Guaraná Antarctica.
A mensagem da comunicação é reforçar que desde o início do século passado o Guaraná Antarctica mantém sua composição e suas características, mas evoluiu na tecnologia do processamento, embalagem e visual ao longo dos anos. “Para a marca é muito importante contar sua história e a dividir com seus consumidores”, afirma Bruno Cosentino, gerente de marketing de Não Alcoólicos da AmBev.
Grande parte do desenvolvimento do Guaraná Antarctica, líder absoluto no segmento de guaraná com 36% de participação no mercado brasileiro, ocorre no coração do Brasil, no Amazonas. É na região de Maués (260 km de Manaus) que fica a Fazenda Santa Helena. Uma área de mais de mil hectares se transformou em um grande laboratório experimental. Também foi lá que se descobriu a importância do ecossistema original na produção do fruto. A área cultivada da fazenda está distribuída em 34 quadras, dentro da mata nativa, promovendo o equilíbrio ecológico na região.
Pré-estréia
Pela primeira vez, o Guaraná Antarctica programa a pré-estréia oficial de sua novo filme “Segredo”, na web e nas emissoras de TVs abertas e cabo ao mesmo tempo. “O Guaraná Antarctica decidiu investir na interatividade da marca com seus consumidores, oferecendo aos internautas a possibilidade de opinar sobre a campanha direto no YouTube”, explica Cosentino. O objetivo é avaliar os comentários e até mesmo trabalhar sua comunicação diante da reação dos seus consumidores.
Além do filme, o plano de mídia contempla ações em redes sociais e anúncios em revistas, cinema, jornais, mídia exterior, mídia indoor, mobiliário urbano e rádio. Assinam a criação Aricio Fortes, Benjamin Yung Junior, Otavio Schiavon e Gustavo Victorino, com direção de criação de Sergio Valente, Rodolfo Sampaio, Julio Andery, Guilherme Jahara e Marcelo Reis. A direção do filme é de Rodrigo Pesavento, da produtora Zeppelin.
Curiosidades do Guaraná Antarctica
– Guaraná Antarctica é fabricado com o extrato da própria fruta;
– Importância do guaraná está associada à atmosfera lendária da região amazônica, é um arbusto trepador que pode atingir até 10 m de extensão;
– Guaraná Antarctica está presente em mais de 1 milhão de pontos de venda no Brasil;
– Índios Sateré-Mawés foram os primeiros a se dedicar ao cultivo do fruto, devido às suas notáveis propriedades afrodisíacas;
– Brasil é praticamente o único produtor de guaraná do mundo, à exceção de pequenas áreas plantadas na Venezuela e no Peru;
– Guaraná Antarctica é produzido também no Japão e em Portugal, a partir de concentrado exportado do Brasil;
– Todos os anos durante o mês de novembro, Maués é cenário da comemoração do Dia do Guaraná.
Linha do tempo Guaraná Antarctica
1921 – Nasce o Guaraná Champagne Antarctica
1940 – Guaraná Antarctica chega a Maués
1950 – Lançamento do Guaraná Caçulinha
1963 – Guaraná Antarctica inaugura fábrica de extrato em Maués
1971 – Aquisição da Fazenda Santa Helena
1988 – Lançamento do Guaraná Antarctica Diet
1996 – Guaraná Antarctica chega ao exterior (Japão, Portugal e Estado Unidos)
2001 – Guaraná Antarctica se torna o patrocinador oficial da Seleção Brasileira de Futebol
2006 – Guaraná Antarctica com toque de frutas é lançado durante a Copa do Mundo no Japão
2007 – Lançamento do Guaraná Antarctica Ice
2007 – Lançamento da edição limitada do picolé Kibon Guaraná Antarctica, em parceria com a Unilever
2008 – Lançamento do Guarah, bebida levemente gaseificada, zero açúcar e com o sabor do Guaraná Antarctica
2008 – Lançamento da embalagem de 3,3 litros, a maior embalagem do mercado brasileiro de PET
2009 – Lançamento de mini-tampas nas embalagens PET, promovendo redução de 300 toneladas de plástico
Ficha técnica
Filme: “Segredo”
Duração: 1X30″
Anunciante: Ambev
Produto: Guaraná Antártica
Direção de Criação: Sergio Valente, Rodolfo Sampaio, Julio Andery, Guilherme Jahara e Marcelo Reis
Criação: Aricio Fortes, Benjamin Yung Junior, Otavio Schiavon e Gustavo Victorino
Atendimento: Claudia Dalmati e Joanna Alencar
Produtor de RTVC: Gilberto Pires (Gibinha) e Juliana Racioppi Tangary
Produtora de Imagem: Zeppelin
Diretor do Filme: Rodrigo Pesavento
Diretor Fotografia: Júnior
Montador: Federico Brioni
Finalizadora: Zeppelin
Atendimento: Alline Pecci e Thiago Balma
Supervisor de efeitos: Edmundo Machado
Trilha Sonora: MCR
Locutor: Diego Raso
Produção: Diego Raso
Pós produção e Finalização: Equipe MCR
Aprovado por: Bruno Cosentino e Sergio Esteves
Veículos: TV aberta, TV a cabo, Cinema, Mídia Alternativa e Internet