Durante o Simpósio Desvendado o Mito Chinês: Ascensão econômica e aspectos culturais, promovido pela JCI Junior Chamber International, federação mundial de líderes e empreendedores entre 18 e 40 anos, que estimula o debate a assimilação de técnicas inovadoras de gestão e administração será apresentada uma seção especial intitulada Intervalo Prático – Dicas de como se Comportar no mercado Chinês. Nela, o administrador William Lin, membro da Câmara Junior Brasil China, um braço da JCI, falará sobre costumes e dicas de comportamento no mercado chinês. O evento acontece no dia 26 de novembro, a partir das 19h no Espaço Hakka Plaza (Rua São Joaquim 460, Liberdade).
A seção acontece no intervalo entre as duas palestras que compõem o simpósio: Porque eu sempre acreditei na China – Aspectos sócio-culturais entre o Ocidente e o Oriente”, com o consultor Robert Wong, um dos mais destacados caçadores de talentos no Brasil, e A Economia da China como Ícone da Globalização”, com o professor-doutor em Economia e Ciências Sociais Gilson Schwartz, diretor acadêmico da Cidade do Conhecimento, projeto do Instituto de Estudos Avançados da USP e professor da ECA-USP.
Conhecer os hábitos e costumes dos chineses é recomendado para evitar os mal-entendidos e preconceitos. Entender o modo de pensar do chinês pode ajudar nas negociações, soluções de conflitos e amizade, defende William. Durante o Intervalo Prático, Willian dará dicas como se deve proceder para entregar um cartão de visitas. No primeiro encontro, a troca de cartões é muito importante e alguns detalhes devem ser observados. Os cartões devem ser recebidos e entregues com as duas mãos. Ao recebe-lo, você deve lê-lo com atenção, pois ele representa a pessoa e não deve guarda-lo até que a reunião acabe, conta Willian.
Voltado para empresários, executivos, empreendedores, profissionais de comércio exterior e estudantes universitários das áreas de Economia, Comércio Exterior e Administração, o simpósio pretende esclarecer alguns aspectos da ascensão econômica do país asiático e mostrar como a cultura exerce um papel estratégico para as pessoas que desejam abrir e manter negócios com os chineses. As inscrições podem ser feitas pelo site www.conexaobrasilchina.com.bre mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3168-0444. O valor da adesão é de R$ 150,00, com desconto de 50% para estudantes.