A Associação do Sanatório Sírio, entidade mantenedora do HCor Hospital do Coração e a Marinha do Brasil que possui em seu corpo de oficiais, médicos que necessitam ter contato com Centros de Excelência em medicina, visando absorver conhecimento científico, bem como ter acesso aos modernos equipamentos utilizados -, assinaram dia 21, o protocolo de intenções que tem como objetivo a realização de cooperação técnica e científica para contribuir com o intercâmbio profissional dos oficiais, proporcionando oportunidades de estágios, atuação em atividades clínicas e cirúrgicas, além de todo o conhecimento científico e utilização de laboratórios e centro de estudos do HCor.
Esse importante projeto vai contribuir com a qualificação técnica e científica dos oficiais da Marinha do Brasil, pois colocaremos à disposição todo nosso aparato tecnológico e científico, explica Dr. Adib Jatene, Diretor Geral do Hospital do Coração. Segundo o Vice-Almirante Médico Helton José Bastos Setta, atualmente são 479 médicos militares e 169 civis, além de diversos profissionais de saúde de todas as áreas que executam atividades na Marinha e que ajudam a suprir a demanda cada vez maior de especialistas em navios, bases, hospitais e policlínicas, por todo o território nacional.
O aprimoramento técnico-científico dos profissionais de saúde é uma preocupação constante da Diretoria de Saúde da Marinha do Brasil. Todos os anos diversos oficiais realizam cursos de aperfeiçoamento, especialização e mestrado no Brasil e no exterior. A parceria que estamos firmando com o HCor é uma oportunidade única para facilitar o entrosamento e mútua cooperação entre a Marinha e uma importante Instituição como o Hospital do Coração, explica Helton Setta.
Atualmente o Sistema de Saúde da Marinha dispõe de diversos hospitais, policlínicas, uma odontoclínica e ambulatórios em todo o país para atender a seus usuários. Além da assistência à saúde nos níveis primário, secundário e terciário, o Sistema de Saúde da Marinha também exerce atribuições no âmbito da Medicina Pericial, Logística de Saúde e Medicina Operativa que se refere à aplicação dos conhecimentos da área de saúde em situações específicas da atividade militar e inclui diversas especialidades médicas como Medicina Hiperbárica, de Aviação, de Superfície (navios da Esquadra), entre outras.