A década de 90 é considerada como o divisor de águas para a indústria automotiva nacional. E a Honda está inserida nesse contexto. Num período marcado pela abertura da economia, o setor ganhou novo ritmo com a chegada, por exemplo, de novos investimentos estrangeiros. A empresa, que já atuava havia duas décadas com motocicletas, decidiu apostar nesse segmento e passou a importar alguns modelos, como Accord, Civic e Legend, a partir de 1992. Em pouco tempo, não só cativou o público local como visualizou um setor em ampla expansão e que ainda tinha muito a ser desenvolvido. O cenário positivo foi suficiente para que a Honda Automóveis do Brasil (HAB) iniciasse um novo capítulo de sua história: a implantação de uma fábrica no País.
A inauguração ocorreu em 1997, considerado um dos melhores anos do setor automobilístico brasileiro, e o local escolhido foi Sumaré, no interior de São Paulo. Ao completar dez anos de atividades, a Unidade se mostrou atenta aos avanços de um competitivo segmento e às necessidades de um exigente consumidor. Como resultado, a HAB evoluiu em todos os sentidos e consolidou-se como a quinta montadora nacional.
Essa constatação é reflexo de uma somatória de fatores. A começar pelo investimento acumulado na ordem US$ 314 milhões. Ao longo dos anos, a HAB sempre apostou na introdução de novos processos produtivos, no alto padrão de qualidade em cada um dos automóveis e na qualificação de seus profissionais. Tudo isso está traduzido nos inúmeros detalhes de sua trajetória nessa primeira década.
No início, abriu as portas com aproximadamente 400 funcionários e sua produção era direcionada exclusivamente a um modelo, o Civic. Hoje a fábrica de Sumaré soma 2.900 colaboradores e aumentou consideravelmente sua linha de modelos. Honda Civic, Civic Si e Honda Fit atendem tanto a demanda nacional como são exportados para países da América Latina. Além disso, prevê encerrar 2007 com mais de 100 mil automóveis fabricados. Para 2008, a projeção é alcançar a marca de 122 mil unidades.
Esses dez anos também retratam uma empresa que não se limita à produção e à comercialização de produtos. É responsável em promover constantemente políticas de gestão e proteção ambiental e atuar no campo social, realizando ações que proporcionem melhores condições à população vizinha à fábrica.
Tudo isso fez com que a HAB se transformasse em uma das fabricantes mais respeitadas no território nacional. De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a empresa já vendeu quase 350 mil automóveis desde a inauguração da Unidade do interior paulista. A expectativa é finalizar 2007 com um acréscimo de 28% em comparação ao ano passado. Além disso, o New Civic lidera o segmento nacional de sedãs, enquanto o Honda Fit é um dos mais vendidos entre os monovolumes.
Eficiente e moderna
Outubro de 1997. Naquela data, a Honda Automóveis do Brasil deixava de apenas importar seus produtos para se incorporar a um seleto grupo de fabricantes nacionais com a abertura de sua fábrica. A empresa sabia que sua responsabilidade seria ainda maior, principalmente porque o setor automobilístico brasileiro vivenciava um importante momento na história. Para se ter idéia, fechou aquele ano com quase 2 milhões de unidades vendidas, número que deverá ser superado somente neste ano de 2007.
Mas a Honda se mostrou totalmente preparada para se adaptar aos desafios de um setor em constante movimento. Ao longo dos anos, investiu em melhorias de infra-estrutura. O exemplo mais recente dessa política está na ampliação da fábrica, que teve início no final de 2005 e será encerrada até meados de 2008.
Dez anos atrás, eram produzidos 30 carros diariamente. Mas o segmento de automóveis crescia uma média de 20% ao ano. A Honda seguia essa tendência e via seus números aumentarem gradativamente. Não havia outra alternativa. Era necessário acompanhar o mercado para atender tal demanda. Em 2005, por exemplo, durante o anúncio de novos investimentos na Unidade, a HAB já produzia 240 veículos diários. Atualmente são fabricadas 550 unidades por dia.
Para atingir esse expressivo resultado, ampliou seus principais setores (solda, pintura, estamparia, inspeção final, usinagem, logística e linha de montagem) e investiu na compra de maquinários para outras seções, como pintura estamparia e injeção plástica. Além disso, a área coberta da fábrica foi ampliada. Subiu de 50 mil m2 para 85 mil m2. Hoje são 160 mil m2 de área construída em um terreno de 1.700.000 m2.
Essa mudança estrutural, entretanto, não deve parar por aí. A HAB planeja inaugurar uma fábrica própria de motores, que deverá estar em funcionamento ainda no primeiro semestre do próximo ano e será construída no mesmo complexo de Sumaré. Trata-se do Power Train, que inicialmente produzirá 550 motores diariamente.
Principais processos
Estrutura
A fábrica da Honda Automóveis do Brasil possui área total de 1,7 milhão de m2. Na Unidade de Sumaré são realizados os processos de estamparia, hemming, solda, pintura, usinagem, montagem de motores e transmissão mecânica, injeção de plásticos, linha de montagem e inspeção final.