O HCor Hospital do Coração comemora 30 anos de atuação e para celebrar esta nova fase a Instituição está ampliando suas instalações. Recentemente, o HCor finalizou a primeira parte da expansão física: adquiriu e reformou um prédio de 5.900 metros quadrados, localizado ao lado do Hospital, onde estão sendo abrigadas as áreas administrativas e cerca de 50 consultórios. No início de 2008, será concluída a construção de um segundo prédio interligado ao hospital, com área de 4.500 metros quadrados, que oferecerá atendimento nas áreas de ortopedia, arritmias, reabilitação cardíaca, pulmonar e metabólica, além da medicina esportiva e day hospital. Ainda em 2008, será iniciada a construção de outro empreendimento, em frente ao atual complexo, com cerca de 9.000 metros quadrados.
Nos próximos cinco anos serão, investidos cerca de R$ 35 milhões para a ampliação da estrutura hospitalar. Hoje, a estrutura do Hospital do Coração conta com 37 mil metros quadrados de área construída, com um total de 216 leitos, 10 salas de cirurgia para procedimentos de alta complexidade, pronto-socorro interligado com heliponto, centro cirúrgico, unidade coronária, laboratórios, centros de hemodinâmica, estrutura para eventos científicos e toda infra-estrutura de ponta para atender os pacientes e seus familiares.
Dirigido pelo prof. dr. Adib Jatene, o Hospital do Coração possui um dos mais avançados centros tecnológicos de saúde da América Latina. Um dos destaques é o Centro de Diagnósticos que realiza mais de 90 mil exames por mês.
Em procedimentos de alta complexidade, o HCor também tornou-se referência. Foi pioneiro na realização de transplantes cardíacos e, em 1985, realizou o primeiro transplante cardiopulmonar no Brasil. Contabiliza em seus prontuários a realização de mais de 40 mil cirurgias cardíacas e 70 mil procedimentos hemodinâmicos, incluindo os atendimentos filantrópicos, prestados desde a década de 80 a crianças cardíacas carentes. Só em 2006 foram 1.200 atendimentos ambulatoriais e 300 cirurgias de alta complexidade realizadas em crianças, todas custeadas pelo HCor.
O HCor sempre foi inovador, pioneiro, buscando oferecer aos seus pacientes os mais avançados recursos, tanto de diagnósticos quanto de tratamentos. A instituição reúne profissionais especializados e equipamentos de ponta para oferecer o acesso ao que há de melhor na cardiologia mundial, tendo se transformado num centro de referência para o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares. Dr. Jatene ressalta um critério importante que, mesmo com a tecnologia de ponta adquirida nestes anos, continua sendo o principal diferencial: humanização. O fundamental é mantermos o padrão de atendimento para garantirmos a saúde dos pacientes, finaliza o diretor geral do HCor.