A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo usa o exemplo de coragem e determinação de Dom Pedro I, ao proclamar a Independência do Brasil, para combater o tabagismo. Anúncio institucional, assinado pela Y&R, estabelece um paralelo com o grito de Independência ou Morte para provocar os fumantes a repensarem suas posições.
Com uma linguagem direta, o texto abre com a seguinte proposição: É 7 de setembro. Proclame: Independência ou Câncer, Aneurisma, Infarto, Osteoporose, Hemorragias, Enfisema, Trombose, Leucemia, Hipertensão, Úlcera, Angina, Isquemia, Impotência, Bronquite, Gastrite. A lista longa de doenças que, comprovadamente, estão ligadas ao consumo de cigarros é interrompida, em um determinado ponto, por uma bituca de cigarro, ainda queimando.
A criação é de Marco Versolato, Átila Francucci, Leandro Hermann e Vinícius Miike, com direção de criação de Marco Versolato e Átila Francucci.
Ficha Técnica
Título: 7 de setembro
Anunciante: Santa Casa de Misericórdia
Produto: Hospital
Agência: Y&R
Criação: Marco Versolato, Átila Francucci, Leandro Hermann, Vinícius Miike,
Direção de Criação: Marco Versolato, Átila Francucci
Produção Gráfica: Elaine Carvalho/Rodrigo Cassino
Fotolito: Ação
Atendimento agência: Valeria Ordonhez, Fabiane Veiga e Natalia Garutti.
Aprovação do cliente: Kalil Rocha Abdalla – Provedor da ISCMSP