Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
INK lança Colmeia - Revista Publicittà INK lança Colmeia - Revista Publicittà

INK lança Colmeia

0

Uma empresa de conteúdo e entretenimento digital, que desenvolve projetos para as novas mídias, com originalidade, usando qualquer plataforma em tecnologia. Nem a versão interativa de uma produtora, nem uma agência online. Essa é a colmeia, nova marca do Ink, focada na criação de experiências digitais imersivas, que pressupõe produção audiovisual de alto nível e tecnologia. Seus principais clientes são as agências de propaganda – digitais, tradicionais, below the line, above the line, no line, etc.

Tendo como sócios Eduardo Camargo, Andre Passamani, José Mauro Kazi e o Ink, holding comandada por Paulo Schmidt, a colmeia é resultado de um trabalho iniciado em 2005, com a formação do Núcleo de Novas Mídias (NNM) da Margarida Flores e Filmes. Dois anos depois, a empresa conta com um portfólio consistente, baseado em mais de 70 projetos realizados, e uma bagagem acumulada em inovação e audiovisual interativo que inclui os primeiros vídeos interativos realizados no Brasil.

“Nosso foco é execução criativa com excelência. Sob demanda, desenvolvemos ou remixamos tecnologia para criar plataformas tanto para que as marcas e suas agências possam contar boas histórias, como para que as pessoas possam experimentar ou se engajar a ponto de contar sua própria história”, explica Eduardo Camargo, diretor executivo da colmeia.

Com esse histórico, a empresa tem autoridade para se preparar para novos vôos. No prazo de dois anos, o objetivo é que 40% do faturamento da empresa sejam provenientes do mercado internacional, 30% de projetos de conteúdo e entretenimento, e 30% de publicidade “convencional”. Hoje a publicidade representa 80%, enquanto conteúdo, entretenimento e mercado internacional compõem 20%. A empresa trabalha para fechar 2007 com faturamento superior a R$ 2 milhões.

 

 

 EQUIPE & INOVAÇÃO

A colmeia surge com uma configuração inédita no mercado de produção digital brasileira. Multidisciplinar, sua equipe é composta por 20 profissionais, entre designers, programadores, gerentes de projeto, profissionais de atendimento e negócios, diretores de cena, produtores e uma área específica focada em buzz marketing, redes sociais e marketing viral.

“A proposta é levar, para as agências, em forma de insights e benchmarking, o que pode alavancar viralidade e boca-a-boca em suas campanhas, do ponto de vista de produção de conteúdo viral. Nosso trabalho não pode terminar na produção e publicação do produto digital – a colmeia quer estar presente até a análise de resultados. Por esse motivo abrimos a possibilidade de remuneração variável nessa área, baseada no estabelecimento, em conjunto, de métricas de sucesso e em performance”, diz Eduardo.

Além dessa parceria, que visa atender as necessidades das agências, os ursos da colmeia também encontram espaço para dar vazão a suas próprias idéias. Cerca de 20% do tempo da equipe é voltado para a criação de outros projetos. As particularidades e interesses de cada integrante são estimuladas, já que daí podem nascer idéias que podem gerar negócios. É o caso do wiirimbau, espécie de berimbau virtual, cuja interface está servindo como base para o desenvolvimento de um projeto de educação ambiental para a Prefeitura de Vitória (ES).

 

A ‘NOVA PUBLICIDADE’

As recentes transformações na indústria de propaganda, em especial a necessidade cada vez mais forte de inovação, levam as agências a repensarem suas estruturas de modo a alcançarem agilidade e ousadia. Cada vez mais cobradas por inovação e ocupação de espaços de mídia não convencional para dialogar com o consumidor, elas estão se reinventando.

A respeito disso, Eduardo diz: “As agencias não têm em suas estruturas 20 diretores de cena para executar seus comerciais de 30 segundos. Porque elas fariam isso com o online? Na agência, você monta o time que precisa, sob demanda. Esse raciocínio permite que elas se mantenham leves e rentáveis, focando nas idéias. E permite também que uma empresa como a colmeia mantenha seus funcionários e parceiros engajados. Dessa forma nossa equipe oferece o seu melhor para os projetos, já que são desafiados constantemente, e devido à variedade de projetos que conseguimos oferecer a eles, podemos manter uma atitude renovada constantemente”.

 

HISTÓRICO

O Núcleo de Novas Mídias (NNM) da Margarida Flores e Filmes nasceu em setembro de 2005, como resposta ao processo de consolidação da Internet e da mídia online no Brasil. O objetivo da unidade era atuar no desenvolvimento de conteúdo audiovisual digital para publicidade – games, revistas interativas e sites com conteúdo em vídeo e interatividade.

Desde sempre, uma das bases do trabalho do NNM foi o conceito de Branded Content, ou Brand Entertainment, que busca, por meio do desenvolvimento de produtos de conteúdo que transmitam entretenimento, aprofundar o diálogo entre as marcas e os consumidores, ao mesmo tempo em que transmite os valores da marca do anunciante. O formato dos projetos produzidos para Internet pelo NNM antecipou os formatos que serão utilizados na propaganda para a TV Interativa.

Isso fez com que, ao longo de seus dois anos de vida, o NNM fosse responsável por trabalhos para algumas das principais agências brasileiras como McCann-Erickson, F/Nazca S&S, AlmapBBDO, Wundeman, RMG Connect (JWT), entre outras. Mais exemplos estão no site http://www.colmeia.tv.

 

URSOS MUTANTES

A equipe da colmeia aposta no pensamento não-convencional para encontrar a melhor solução para cada projeto. “Invertemos o óbvio ao colocar um urso na nossa marca: a colmeia não se define como um monte de abelhas produzindo mel, mas sim como ursos que adoram mel e se propõe a trabalhar e transformar-se constantemente, sem apego à sua própria forma, para trazer encanto aos projetos que realizam”, diz o diretor executivo. Games em vídeo, curtas-metragem interativos, motion graphics, buzz e virais, mashups, widgets, etc: os projetos produzidos pela colmeia são, invariavelmente, imbuídos de personalidade, flexibilidade e determinação pela excelência.

Share.

About Author

Comments are closed.