Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
JORNADA RUMO AO FUTURO - Revista Publicittà JORNADA RUMO AO FUTURO - Revista Publicittà

JORNADA RUMO AO FUTURO

0

Em 1951, o dramaturgo Eugene O’Neill colocava o seu ponto final numa peça de teatro que tornaria-se referência em todo o mundo logo após a sua primeira montagem em 1956, quando o autor já havia partido para outra jornada. Longa Jornada Noite Adentro mais que um texto brilhante é revelador de situações limite com as quais nos esbarramos todos os dias. Nele, uma mãe padece num “paraíso” prestes a ruir e cair por terra a qualquer instante devido à sua aderente fragilidade.
A situação das grandes e tradicionais agências de publicidade brasileiras não é diferente. Vivem longas jornadas noite adentro buscando fórmulas capazes de recuperar a saúde financeira e criativa do passado de opulência, de dias felizes. Tal qual a personagem de O’Neill, Mary Tyrone, parecem estar em busca do tempo perdido.
Jader Rossetto, publicitário domador de inúmeros leões de Cannes e um dos mais brilhantes de sua geração, com passagem por DM9DDB, Fischer America, Euro RSCG, tem dedicado o seu tempo a entender as novas ferramentas da comunicação. “É um desafio imenso, pois todos têm noção da importância das plataformas digitais, mas não sabem como monetizar essas novas ferramentas”. Em português claro, cobrar pelo que aparentemente é de graça.
O desafio das agências, que iniciaram o ano anunciando áreas de mídias digital e inovação, a exemplo de DPZ, MPM, McCann-Erickson, Loducca, NeogamaBBH, Fischer America, Havas e nove entre dez do mercado, não é muito diferente do enfrentado pelas operadoras de telefonia celular. No início, davam de graça os famosos torpedos, agora os transformaram em moeda de troca para recarga e fidelidade, uma vez que a portabilidade (você é dono do seu número) mudou o cenário. Mas, o fator relevante é que estão ganhando dinheiro com isso. O presidente da Claro, João Cox, tem a exata visão de que, cada vez mais, a receita das operadoras virá de outros produtos do que um consumidor simplesmente receber e fazer ligações telefônicas.
O mundo da publicidade não é diferente, ainda não sabe como vai ganhar dinheiro com ferramentas mais simples, mas sabe que esse é o caminho. Nessa jornada, algumas patetices de fazer rir crianças de colégio entram para o anedotário. Uma agência, das grandes e tradicionais, apresentou para cliente conhecido do colunista proposta para criar um blog por R$ 80 mil. O empresário deu sonora gargalhada, pois na semana anterior seu filho de 16 anos o havia ensinado a criar o seu próprio blog, com todos os recursos e gratuitamente no
www.blogspot.com. A agência em questão não entendeu que não é aí que irá ganhar dinheiro, mas sim com a divulgação do blog até mesmo fazendo uso da mídia tradicional.
A Fallon ao criar o projeto BMW Films, que estreou a categoria Titanium do Festival de Cannes, colocou filmes dirigidos por nomes como Ridley Scott (Blade Runner e Gladiador) gratuitamente na internet e ganhou na divulgação avisando que os filmes estavam lá. É uma outra e nova forma de fazer publicidade.

Share.

About Author

Comments are closed.