Em 2003, o presidente do júri principal do Festival Internacional de Publicidade de Cannes, Dan Wieden, o mago da prestigiada agência Wieden+Kennedy, se viu às voltas com uma situação, no mínimo inusitada: a agência Fallon inscreveu filmes comerciais de BMW de tremenda sofisticação, que ganharam campanha impressa e comerciais, mas para chamar a atenção para os filmes que seriam exibidos apenas na internet. Portanto, não era uma peça publicitária comum. Isso porque, diante de elenco estelar e diretores renomados, seria impossível reduzir obras fantásticas a 1 minuto, quem diria então aos 30 segundos tradicionais. A montadora então deu origem ao projeto BMW Films, e passou a veicular essas obras na internet. Sucesso imediato.
E o Festival de Cannes e Wieden não tiveram dúvidas. Tratava-se de algo novo, inusitado, que transformava em realidade a propaganda sinergica entre diferentes meios de comunicação. Nascia assim, o Titanium Lions, um prêmio que passaria a ser entregue apenas a produções publicitárias que superassem em criatividade aquilo que é convencional. Wieden achou que um leão de ouro, pelo qual publicitários se engalfinham todos os anos, seria pouco para BMW . Assim, como um Grand Prix ou a própria Palm D’Or, que premia a qualidade de produção. Criou-se então o Titanium.
Aqui, você confere a força com que essas produções mostram o desempenho do carro em filme dirigido por Ritchie, que não poupou a pop-star Madonna. Sem palavras. Veja e divirta-se: