Uma das principais preocupações dos brasileiros no início do ano é com a lista de material escolar de seus filhos. Alguns começam as compras com antecedência tentando amenizar o susto com os valores. Uma pesquisa da Ipsos, desenvolvida pela área de MediaCT, líder em estudo de mídia no Brasil, revela que 46% dos brasileiros pertencentes à classe C, 47% das classes AB e 7% das DE declararam ter comprado material escolar nos últimos três meses.
Os moradores de Brasília (19%), Belo Horizonte (18%) e São Paulo (12%) são os que estão no topo do ranking ao afirmarem que já iniciaram as compras há pelo menos três meses.
Das pessoas que declararam ter comprado material escolar nos últimos meses, 43% consideram a televisão o meio que mais influencia no ato da compra, logo atrás está a internet (35%) e o boca a boca (30%).
Para Diego Oliveira, Diretor de Contas da Ipsos MediaCT, o brasileiro está se planejando melhor com as contas da casa. “O material escolar é uma das contas que mais mexem no orçamento familiar. Iniciar a pesquisa de preços e realizar as compras com antecedência pode ser uma solução para não se assustar tanto”, afirma o diretor.
Esta pesquisa foi realizada nos 13 mercados que a Ipsos tem atuação, com mais de 53 mil pessoas.