Pessoas com comportamento distraído, enrolado, esquecido, desorganizado impulsivo, agitado, inquieto podem estar sofrendo de Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH), também conhecido como hiperatividade.
Via de regra, os portadores de Déficit de Atenção são injustamente rotulados de preguiçosos, “bicho carpinteiros”, avoados, irresponsáveis ou rebeldes, mas na verdade possuem um funcionamento cerebral diferente e necessitam de tratamento adequado.
O TDAH ou DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção) é caracterizado pela seguinte tríade de sintomas: instabilidade de atenção, impulsividade e hiperatividade física e/ou mental.
É o transtorno comportamental mais comum da infância, acometendo cerca de 6% na idade escolar. Crianças com DDA ou TDAH freqüentemente apresentam dificuldades de aprendizagem e de relacionamentos, geram incompreensão de amigos, pais e professores.
O transtorno também é considerado uma das causas de repetência e evasão escolar, de conflitos e discórdias familiares e, o que é grave, é o indutor da baixa auto-estima, resultando em prejuízos que podem se refletir para o resto de suas vidas.
Em “Mentes Inquietas”, a médica psiquiatra Ana Beatriz B. Silva, recorre à sua vasta experiência e desvenda esse universo de forma clara, objetiva e bem-humorada.
“Até pouco tempo atrás, achava-se que o transtorno era exclusivo de crianças, principalmente meninos, com remissão espontânea até o final da adolescência. Hoje, sabe-se que aproximadamente 70% dos portadores levarão o DDA para sempre, trazendo grandes prejuízos em seus setores vitais: social/afetivo, acadêmico ou profissional” – afirma a especialista.
Com relatos e ilustração de casos verídicos “Mentes Inquietas” é um alento àqueles que por muito tempo se sentiram como “patinhos-feios”, que possuem um funcionamento que oscila entre a plenitude criativa e a exaustão de um cérebro que não pára nunca.
Por meio de uma abordagem inovadora, a autora leva ao leitor informações relevantes sobre um problema genético que não distingue sexo, credo, raça ou situação socioeconômica e traz soluções de como gerenciá-lo em seu dia-a-dia.