O YaClub, desenvolvido com tecnologia Blue Tooth, permite aos usuários interconectar-se por proximidade e partilhar o mesmo ambiente digital no celular. Será oferecido por meio de promoções, sem custos para o dono do aparelho
A Yavox Latin America, integradora de soluções para o mercado de transmissão de dados e tecnologia wireless, lança o YaClub, um software capaz de interconectar grupos de pessoas que estão numa proximidade de cerca de 30 metros. Desenvolvido dentro da concepção de PAN Personal Area Network, a solução wireless revoluciona a utilização dos aparelhos móveis que adquirem mais um conceit o de comunidade.
O presidente da Yavox, Andreas Blazoudakis, explica que se trata de uma rede pessoal que permite, a quem tiver o aplicativo instalado, interconectar-se e formar comunidades de relacionamento e networking para troca de informações, fotos, vídeos, mensagens, músicas etc. Sempre que celulares com o YaClub se aproximam fisicamente, os aparelhos podem compartilhar o mesmo ambiente, informa.
O modelo de comercialização prevê a oferta gratuita, sem custos para o usuário final. Assim, o YaClub vai chegar aos portadores de celulares por meio de promoções. O cliente que compra algum produto ou participa de um evento, por exemplo, ganha o código para baixar o software. Na Europa, o custo desse tipo de software varia entre 3,00 e 5,00 por mês. Em pouco mais de um ano conquistou 1 milhão de usuários.
A expectativa da Yavox é atingir números parecidos. Entretanto, a empresa acredita que o software nasce com a vocação para se transformar numa potente ferramenta promocional e de marketing, já que agrega valor e atinge grupos com afinidades e gostos semelhantes. Nossa estratégia comercial considerou o comportamento do público brasileiro para fazer as adaptações e isentar o usuário de taxas. O ARPU, que é a receita média de usuários de celular, por mês, é de R$ 25,00, comenta Blazoudakis.
A solução está integrada na rede de mensagens SMS/MMS da Yavox. Seu funcionamento é totalmente intuitivo. Entre as aplicações possíveis, o executivo cita grupo de jovens em uma danceteria, que poderiam paquerar, enviar convites para se encontrar; executivos em convenções ou feiras; clientes de um supermercado etc. Para as empresas, o YaClub é uma ferramenta de marketing muito promissora. Permite criar relacionamento com consumidores que podem formar grupos de afinidades. Estas ações fidelizam os clientes, finaliza Blazoudakis.