Pela primeira vez na história do evento, uma empresa brasileira é selecionada a participar do Pitching Global Licensing Challenge do MipCom Junior, que escolhe entre mais de 800 projetos o que tem maior potencial para licenciamento.
A empresa 2 Dlab (www.2dlab.com.br), produtora associada a ABPITV (Associação Brasileira das Produtoras Independentes de Televisão) além de selecionada, foi a grande vencedora deste ano. O júri foi composto por compradores das maiores empresas de licenciamento do mundo, entre elas a Fisher Price, Hasbro, Nickelodeon e Disney.
Essa conquista faz parte de um trabalho consolidado pala ABPITV o qual implementa projetos de negócios no sentido de globalizar a indústria audiovisual brasileira. “ABPITV nasceu com vocação para projetar o audiovisual brasileiro no exterior e criar o mercado nacional de produção independente para televisão. Desenvolvemos uma série de ações com países que buscam parcerias, por meio da presença garantida nas principais feiras e eventos do setor. Essa conquista consolida nossa atividade que tem como principal foco a abertura de novos negócios”, comemora Eliana Russi, gerente do Projeto Setorial de Exportação da ABPITV.
A série vencedora “Meu Amigaozao” (My Big Big Friend), distribuída no Brasil, foi baseada em um clip de um minuto feito junto com a TVE – canal educativo brasileiro – no projeto curta criança, e já tinha conquistado um prêmio no Divercine (Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens, que acontece no Uruguai). A animação, de 52 episódios com 11 minutos de duração, será feita em co-produção com a Breakthrough Entertainment do Canadá e já foi comprado pela Treehouse, um dos maiores canais infantis do Canadá.
Na serie três crianças com dificuldades em fazer amigos contam com a ajuda de seus três amigos imaginários – um elefante azul, uma girafa e um canguru – para resolver seus problemas do dia a dia. No Brasil a séria deve ser exibida na TV Cultura e na Nova TV Brasil. Toda a animação será feita no Brasil, deverá gerar mais de cem novos empregos para animadores no país.