Com investimentos da ordem de R$ 10 milhões nos próximos cinco anos, a SulAmérica dá o ponta pé inicial da sua comunicação em 2008 mais uma vez apostando na utilidade pública e na responsabilidade social para construir marca e aumentar as vendas do Seguro Auto. Para isso, firmou acordo com a Prefeitura do Rio de Janeiro para instalação, restauro e ampliação dos bicicletários ao longo da orla do Rio de Janeiro. A idéia criada pela MPM contará com uma grande campanha publicitária (somente no RJ) que tem estréia marcada para o dia 04 de março em TV aberta. A cidade conta hoje com 140 km de ciclovia, a 2ª maior da América Latina (só perde para Bogotá).
“Para o carioca, que se preocupa muito com a qualidade de vida, a seguradora estudou um serviço que melhorasse a mobilidade do cidadão, contribuísse para a preservação da saúde e também do meio ambiente. O carioca ama sua cidade e a vida ao ar livre”, afirma a vice-presidente de propaganda da MPM, Gal Barradas.
Os números comprovam que a estratégia de melhorar as ciclovias é acertada para conquistar os cariocas: o número de bicicletas no Rio triplicou em 10 anos e os usuários de bicicleta saltaram de 69 mil em 94 para 210 mil em 2004. Hoje existem 3 milhões de bicicletas no Rio e 1,5 milhão de carros.
A campanha conta com três fases de comunicação e apresenta o conceito chave: “O melhor seguro de carro incentivando a melhor alternativa ao carro”, totalizando cerca de 50 anúncios de mídia impressa e um filme com versões de 60 e 30 segundos estrelado pela atriz e apresentadora Cíntia Howlet.
Na primeira fase da campanha, que estréia com teaser no dia 27 de fevereiro nos principais jornais do Rio e vai até o fim de março, a agência apresenta a chegada dos bicicletários. O título do teaser avisa: “Amanhã o SulAmérica Auto entrega novos bicicletários para o Rio. É o melhor seguro de carro incentivando a melhor alternativa ao carro”. No dia 28, estréia o filme em TV aberta e anúncios nos grandes jornais. O título vai direto ao assunto:”Novos bicicletários para o Rio. Porque qualidade de vida também passa pelas ciclovias”.
Na segunda fase que acontece nos meses de abril e maio, a companhia imprime um tom emocional e de sustentabilidade a campanha e resgata e enaltece os valores do Rio e dos cariocas. Um dos anúncios proclama: “Novos bicicletários para o Rio. Porque qualidade de vida também passa pelas ciclovias”. Outro título diz: “Uma alternativa para o carioca. Uma alternativa para a natureza. E só uma alternativa de seguro”.
Na terceira fase, com veiculação em todo mês de junho, a SulAmérica introduz os benefícios do produto Seguro Auto. Entres os anúncios, destaque para o título: “Bicicletários para sua bike. Motorista amigo para você. Outra peça apresenta a frase: “Bicicletários 24h para a sua bike. Carro reserva por tempo ilimitado para você”. Outro título diz: “Para a sua bike, bicicletário gratuito. Para o seu carro, despachante gratuito”.
A criação da campanha é de Aaron Sutton, Jorge Iervolino, Margit Junginger e Elias Torres, com direção de Sutton e Iervolino. A produtora do filme é a Conspiração Filmes.