MÚSICOS DE TODO O MUNDO CELEBRAM A DIVERSIDADE NO MASP

0

Durante o mês de junho, nações do mundo inteiro se enfrentam nos estádios de futebol da Rússia. Mas, no Brasil, o encontro de representantes de vários países não será motivo para disputa e sim para união. No dia 26 de junho, músicos de dez países irão se encontrar no vão livre do MASP para celebrar a diversidade e fazer um grande show. Uma orquestra, formada por jovens entre 18 e 30 anos, trará o repertório de canções de diferentes partes do mundo arranjadas para essa insólita formação musical multicultural. O grupo integra o Festival Internacional Ethno Brazil e reunirá 25 artistas vindos da Argentina, Chile, França, Congo, Moçambique, Argélia, Japão, Colômbia, Alemanha e Brasil.
Por nove dias, entre 17 e 26 de junho, brasileiros e estrangeiros partilharão suas tradições e culturas durante uma residência no interior de São Paulo. Criado pela organização não-governamental Jeunesses Musicales International (JMI), o festival Ethno Brazil realiza sua primeira edição na América Latina. O evento, organizado pela Amigos do Guri, gestora do Projeto Guri, ocorre na Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista/SP.
Enquanto dividem o mesmo espaço, os músicos participantes do Ethno partilham a música. Juntos, fazem workshops nos quais ensinam uns aos outros as canções tradicionais de seus países. Entre eles, há representantes tão diversos quanto a violonista francesa Louise Calzada; a cantora argelina Yousara Boudah; o congolês Mabiala Nkombo, percussionista da Orquestra Mundana Refugi; Aria Rita Waengertner Pires, brasiliense especializada em música renascentista; e a mato-grossense Estela Ceregatti, vencedora do Prêmio Profissionais da Música 2018.
O acordeonista Gabriel Levy e a violonista alemã Katryn Doehner serão os líderes artísticos, que conduzirão oficinas nas quais os jovens terão a oportunidade de ensaiar, criar arranjos e se apresentar. O show no vão livre do Masp integra também a programação do seminário internacional For All: Juventude e Conexões Musicais, que vai de 25 a 27 de julho. Além da apresentação em São Paulo, a orquestra do Ethno fará outros três shows pelo Estado de São Paulo: dia 22, às 19h, em Bragança Paulista; dia 24, às 10h, em São José dos Campos; e dia 25, às 15h, em Taubaté. Todas as apresentações são gratuitas.

Serviço: Show Ethno Brazil
Quando: dia 26 de junho
Horário: às 18h
Local: vão livre do MASP
Endereço: Av. Paulista, 1578

Patrocinadores: Eaton, WestRock, Expresso Jundiaí, Grupo Maringá, Supermercados Rondon, Glovis, Supermercados Tauste, Sasazaki e Selene.
Patrocinadores e apoiadores da Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; VISA; VALGROUP; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; ASTA; Catho; CODESP; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.
Sobre a Amigos do Guri
A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

Share.

About Author

Comments are closed.